Nacional

Jerónimo Martins e Universidade de Aveiro criam emprego inclusivo

O Grupo Jerónimo Martins e a Universidade de Aveiro assinaram esta Quarta-feira, dia 16 de Junho, um protocolo para o desenvolvimento do curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”, um projecto pioneiro focado na inclusão plena de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no meio académico e no mercado de trabalho. O programa tem início em Outubro 2021 e contempla uma dimensão académica e uma dimensão profissional, com uma formação prática em contexto de trabalho.

Estudantes com DID que, pela via tradicional, após a frequência da escolaridade obrigatória não teriam acesso ao Ensino Superior, terão, através deste projecto, a oportunidade de frequentar um programa leccionado na Universidade de Aveiro, com a duração de dois anos lectivos e que inclui dois estágios no Grupo Jerónimo Martins, em ambiente real de trabalho: um estágio após o 1.º ano curricular e um outro de conclusão do programa, no final do 2.º ano. Na componente curricular do curso, os estudantes estudarão lado-a-lado com os seus pares universitários, em turmas regulares, sendo acompanhados por um coordenador-tutor e usufruindo dos serviços e apoios que a Universidade de Aveiro disponibiliza a todos os seus alunos, numa perspectiva inclusiva e emancipatória, assente na crescente autonomia dos alunos e contingente com as competências e necessidades de cada um. Trata-se, assim, de um programa duplamente inclusivo: no meio académico e no mercado de trabalho.

O apoio do Grupo Jerónimo Martins traduz-se no financiamento do coordenador-tutor e das propinas dos alunos, na colaboração na fase de candidatura e selecção dos alunos, no acompanhamento e monitorização, e nos dois momentos de estágio. O Grupo une-se, assim, uma vez mais, à Universidade de Aveiro, num projecto pioneiro para a aproximação entre os meios universitário e empresarial, desta vez no âmbito da inclusão.

Para Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, “as empresas são chamadas cada vez mais a assumir a responsabilidade perante a sociedade de darem um contributo positivo e serem parte da solução, nomeadamente no que diz respeito ao desafio de incluir pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa”.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, considera que “uma Universidade verdadeiramente inclusiva garante a todos os seus estudantes o acesso ao conhecimento e o acesso ao trabalho. A Universidade de Aveiro tem garantido o acesso ao conhecimento de estudantes com necessidades especiais, ajustando as suas condições de estudo e vivência académica. A colaboração com o Grupo Jerónimo Martins permite ir mais longe e garantir o acesso ao trabalho, a valorização e a integração profissional. É com grande satisfação que formalizamos esta colaboração pioneira em Portugal, rumo a uma sociedade mais inclusiva e coesa”.

O Jerónimo Martins é um grupo internacional baseado em Portugal, que opera na distribuição alimentar e em sectores de retalho especializado, estando presente em Portugal, Polónia e Colômbia, com um total de mais de 4.400 lojas e um universo de colaboradores que supera os 118.000.

A sua principal actividade – a distribuição alimentar – é desenvolvida em Portugal, através dos supermercados Pingo Doce e das lojas Recheio Cash & Carry; na Polónia, com as lojas alimentares Biedronka; e na Colômbia, com as lojas de proximidade Ara.

Com uma experiência alimentar de mais de 225 anos, procura responder às necessidades e expectativas dos cerca de cinco milhões de consumidores que diariamente visitam as suas lojas, oferecendo-lhes propostas de valor assentes em qualidade a preços competitivos. Ocupa a 50.ª posição no ranking global dos maiores retalhistas mundiais, segundo o estudo anual “Global Powers of Retailing 2020”, realizado pela consultora Deloitte. Na categoria dos retalhistas alimentares, Jerónimo Martins é o 33.º maior do mundo e o 16.º maior da Europa, estando listado em mais de 90 índices internacionais de sustentabilidade.

Desde 2015 que o Grupo tem implementado o Programa Incluir, que tem como objectivo a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho – entre as quais, pessoas com deficiência – no âmbito do qual esta parceria se insere.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close