Destaque

Jardim da Praça do Império recuperado

Após cerca de dois anos em obras, o Jardim da Praça do Império, Junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, está finalmente recuperado e foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, no dia 14 de Fevereiro. A acompanhá-lo nesta inauguração esteve o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa.

Com esta obra pretendeu-se recuperar o projecto original, da autoria do Arquitecto Cottinelli Telmo, e por isso, apesar de toda a polémica que se gerou em torno da manutenção dos brasões, a verdade é que os 32 símbolos que representam as capitais de distrito portuguesas e as províncias ultramarinas continuam a fazer parte do Jardim, tal como no desenho original de 1940, mas agora reinventados em pedra de calçada portuguesa nas tradicionais cores branca, cinza claro, cinza escuro, preta e rosa, numa passadeira artística executada pelos calceteiros de Lisboa.

FOTO CML

A exacta geometria do tanque quadrado que envolve a Fonte Monumental também foi mantida, assim como o acesso ao mesmo, permitindo a proximidade que os lisboetas sempre tiveram à fonte. No agora renovado jardim, foram plantadas 123 árvores: 56 árvores Bauhinias, na Praça Central, e 55 ciprestes, oliveiras e pinheiros mansos. O jardim aumentou cerca de 5.500m2 passando a área total daquele emblemático espaço verde a ser de 36.150 m2.

Foi também contemplada a adaptação às alterações climáticas com, por exemplo, a optimização do sistema de rega, a introdução de pavimentos permeáveis-drenantes e a melhoria da eficiência hídrica e energética da Fonte Monumental. Está previsto que a rega passe a ser realizada com água reciclada proveniente da Fábrica de Água de Alcântara, mas isso ainda não está implementado, será num futuro muito próximo, assim como a rede de iluminação exterior, que será substituída por tecnologia LED e com instalação de um sistema de telegestão.

Esta intervenção, desenvolvida pela Câmara Municipal de Lisboa de acordo com um projecto de ACB-Arquitetura Paisagista, procurou ainda intensificar a relação com o Mosteiro dos Jerónimos. Para tal, foi criado no Jardim da Praça do Império um “jardim de plantas”, com espécies vegetais representadas em escultura na pedra daquele monumento.

Os lisboetas, e não só, podem agora desfrutar, ainda melhor, da plenitude do Jardim da Praça do Império, um espaço verde com vista para o Tejo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close