DestaqueEducação

Interpretar a Natureza em Sintra

A serra de Sintra vai ganhar um Centro de Interpretação da Natureza, dirigido às escolas e às famílias, a inaugurar esta semana.

Abre na manhã do dia 17 de Outubro, pelas 10h30, o novo Centro de Interpretação da Natureza, no Parque de Monserrate, em Sintra.

Em comunicado, a Parques de Sintra – Monte da Lua explica que o objectivo do novo equipamento é o de “promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos que caracterizam esta região”.

Logo no dia da abertura, esta quinta-feira, o espaço que dá nova vida a um edifício de 1920 será visitado por várias escolas do concelho de Sintra. Na verdade, o edifício chegou a ser atelier de pintura de Sir Francis Cook, bisneto do 1.º Visconde de Monserrate.

Ainda segundo a entidade responsável, “Através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didácticos, as crianças vão poder recuar milhões de anos, embarcando numa longa viagem que começa na formação da Serra de Sintra, atravessa os períodos mais marcantes da história da região e termina nos nossos dias, com o esplendor de uma paisagem única, integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais e distinguida pela UNESCO como património cultural da humanidade”.

Merecem destaque, no novo equipamento, o seu “aquaterrário”, que recria um ecossistema ribeirinho do Parque Natural, com espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa, e ainda o modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, que explica a biologia da árvore.

O Centro de Interpretação da Natureza é especialmente dirigido a grupos escolares e famílias com crianças, entre os 6 e os 12 anos.

Entradas:

Programa escolas: 5€/aluno.

Programa famílias: 8€/participante.

Horário: Todos os dias, mediante marcação prévia, através de info@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00 (dias úteis das 9h30 às 18h30)

Mais informações em www.parquesdesintra.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close