LocalOutras

Hospital de Lisboa Oriental: aberto concurso internacional

O concurso internacional para a construção do novo Hospital de Lisboa Oriental foi aberto esta semana e o Governo já deu luz verde à realização de despesa.

Foi publicada na segunda-feira, dia 27 de Novembro, em Diário da República, a abertura do concurso internacional para construir o novo hospital; no dia seguinte surge a publicação da despesa inerente à sua concretização, acordada em Conselho de Ministros.

O futuro Hospital de Lisboa Oriental, com sede em Marvila, deverá estar pronto em 2023, substituindo os hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, Dona Estefânia e a maternidade Alfredo da Costa. A nova unidade deverá abranger mais de um milhão de cidadãos.

Na nota publicada pelo Governo, surge destacada “a necessidade de reorganizar a oferta hospitalar na cidade de Lisboa” e afirma-se que a construção de “uma nova infraestrutura hospitalar já se encontra sinalizada como prioritária há mais de uma década”.

O Conselho de Ministros deliberou “autorizar a realização da despesa inerente à celebração do contrato de gestão para a concepção, o projecto, a construção, o financiamento, a conservação, a manutenção e a exploração do Hospital de Lisboa Oriental, em regime de parceria público-privada no montante máximo de 415.110.130 euros, repartida por 27 anos, com início previsto para 2023, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor”.

Entre 2023 e 2049, os encargos com a despesa não podem ultrapassar os 15,374 milhões de euros e deverá ser aproveitado ao máximo todo o equipamento que seja possível transferir das unidades que vão cessar o seu funcionamento para o novo hospital.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close