Local

Hospitais de Lisboa perdem trabalhadores

 

091120111463O serviço de saúde nacional público perde, em média, 5 profissionais por dia. Os centros de saúde e hospitais de Lisboa são os que mais trabalhadores perderam este ano.

No espaço de um ano, os hospitais e centros de saúde do Estado perderam 1.795 funcionários, o que representa uma média de cinco trabalhadores por dia. Para os sindicatos do sector a situação é preocupante e poderá levar à degradação do serviço nacional de saúde. Para o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses estes cortes vão levar a uma grande carência de profissionais, sobretudo de enfermeiros.

Na Grande Lisboa os hospitais reduziram 635 trabalhadores, enquanto o Grande Porto perdeu 344 pessoas e o Hospital Universitário de Coimbra 267.

Segundo a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), entre Junho de 2012 e Julho de 2013 foram dispensadas pessoas em 31 dos 36 hospitais e unidades de saúde locais do Estado.

Estas reduções resultam da vontade do governo em diminuir os funcionários públicos, seja através de aposentações ou da não renovação de contratos a prazo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close