Destaque

Homenagem a José Cardoso Pires

No 20.º aniversário da morte de José Cardoso Pires, a Câmara Municipal de Lisboa e a editora Relógio d’Água promovem um programa de homenagem com iniciativas variadas.

O programa decorre entre 8 de novembro e 30 de dezembro nas bibliotecas municipais do Palácio Galveias, Camões e Hemeroteca e inclui filmes, conversas, visitas guiadas, lançamento de livros e uma exposição de fotografias de Eduardo Gageiro.

Esta quarta-feira, 8 de Novembro, tudo começa com a inauguração da exposição de fotografias de Eduardo Gageiro (Biblioteca do Palácio Galveias, 18h). A organização realça o facto de as fotografias expostas revelarem “a cumplicidade que ao longo de mais de quatro décadas uniu o escritor e o fotógrafo. Apesar de não terem trabalhado juntos com frequência, a admiração mútua criou uma relação de confiança que levou Eduardo Gageiro a fazer muitos dos retratos utilizados por Cardoso Pires na divulgação dos seus livros e que são agora mostrados ao público”.

A partir de dia 17 de Novembro, as conversas vão reunir à mesa, na Biblioteca do Palácio Galveias, nomes como Alice Vieira e Rogério Rodrigues, que conviveram com o escritor, Ruy de Carvalho, Rui Mendes e Luís Alberto, actores que participaram na encenação da obra O Render dos Heróis em 1965, ou João Guerra, Diogo Dória e João Melo que falarão sobre a adaptação cinematográfica de Os Caminheiros. Este filme será exibido, assim como Fotogramas soltos das Lisboas de Cardoso Pires, uma produção de 2008 baseado no Livro de Bordo que será também reeditado.

O programa inclui ainda itinerários literários no bairro de Alvalade, onde o escritor viveu durante um período importante da sua vida.

O programa completo pode ser consultado em http://blx.cm-lisboa.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Close