Sociedade

World Press Cartoon reúne o que há de melhor

O melhor do cartoon editorial, caricatura e desenho de humor estão mais uma vez reunidos na exposição World Press Cartoon que está patente no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, até 30 de Julho.

Esta edição recebeu um total de 861 cartoons e 402 candidaturas, oriundos de 56 países e dessas foram seleccionados 343 desenhos de 260 autores cujos temas abordados são a crise económica europeia, o desastre nuclear de Fukushima, as primaveras árabes e a polémica com o antigo director do FMI, Dominique Strauss-Khan.
Este ano o júri decidiu atribuir o Grande Prémio a dois autores, ao cubano Arístides Esteban Guerrero na categoria de “cartoon editorial” por um trabalho publicado, em Outubro passado, no jornal cubano “Juventud Rebelde”, no qual se vê um bombardeamento aéreo com bombas em forma de tocha da estátua da Liberdade. O segundo vencedor é o norueguês Egil Nyhus, na categoria “caricatura”, com um retrato caricaturado do antigo director do FMI, Dominique Strauss-Khan, apresentado como um porco-mealheiro atrás das grades, publicada em Maio de 2011 no jornal norueguês Romenikes Blad.
Pavel Constantin venceu na categoria “Desenho de Humor” com uma imagem de uma assembleia universal de animais que estão sentados em barris com substâncias nucleares.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close