Sociedade

Geração Benfica dos Olivais “delirou” com Pedro Mantorras

 

Pedro Manuel Torres, conhecido para o mundo do futebol como Mantorras continua a ser um fenómeno em termos mediáticos para os adeptos benfiquistas. Retirou-se da competição, mas ninguém esquece os tempos em que levantava o Estádio da Luz com a sua alegria de jogar e os golos decisivos. É daqueles jogadores que ficam para a história.

O angolano voltou a pisar os relvados, não em competição, porque já se retirou como referimos, mas sim como embaixador do Clube. O ex-jogador do Benfica esteve numa acção na Escola de Futebol Geração Benfica dos Olivais e foi o delírio completo. Os cerca de 300 alunos não vão esquecer tão cedo este dia e os progenitores e avós, que têm Mantorras como um dos seus ídolos, também não.

Durante a visita, Pedro Mantorras , respondeu a várias perguntas e deu muitos conselhos. Os mais novos queriam saber, por exemplo, quando é que ele tinha começado a jogar, quando tinha chegado ao Benfica, porque tinha escolhido a posição de avançado, ente tantas outras curiosidades. No seu tom característico e sempre brincalhão, Mantorras foi respondendo a todas as questões, dando avisos aos mais jovens, nomeadamente para a necessidade de estudarem, de formarem-se como homens e terem cuidado com as lesões, que tanto o apoquentaram. “Encorajá-los para nunca deixarem de estudar e conjugarem o futebol com o estudo. É importante ser não só grande jogador, mas também ser um grande homem no futuro Têm de se preparar bem, tem um grande treinador aqui para que um dia possam ser um Mantorras, um Luisão, um Cardozo, um Lima, um Pablo Aimar ou outros ídolos do Benfica. É importante passar a mística do Clube. O meu dever é passar a alegria a estas crianças, é a minha obrigação mas também um prazer enorme transmitir a grandeza do Clube.”

Muitos encarregados de educação e avós acompanharam os pequenotes e não quiseram perder a oportunidade de tirar uma fotografia
com o craque ou pedir um autógrafo. Mantorras acedeu, sempre sorridente e brincalhão, como é seu apanágio. “É um orgulho, não só para estas crianças, como também para mim. Isto é o Benfica, é a grandeza do nosso Clube. Temos que passar a mística para a juventude e aqui está o futuro de amanhã. Temos que dar valor a todas as escolas do Benfica. “

Pedro Mantorras transmite alegria, sempre assim foi e continuará a ser. É uma das suas imagens de marca. Antes nos relvados, agora fora deles. “Futebol é alegria, paixão, descontração, os miúdos vierem aqui divertir-se e não tem que se exigir nada. O meu jogar era alegria, em África a bola é alegria. Eles têm a oportunidade de vestir a camisola do Benfica e espero que sejam felizes. Em Lisboa, esta é a escola de formação com mais crianças e é de louvar. Espero que continuem a dar alegrias aos Sócios do Benfica”.

Efectivamente, a Escola Geração Benfica dos Olivais apresenta-se como uma das referências a nível nacional, com cerca de 300 atletas em acção semanalmente. Rui Viegas, Coordenador da Escola, sublinhou este aspecto e a importância da presença do ex-avançado dos encarnados. “É um grande estímulo para os miúdos verem um craque que muito representou para o Clube e também é um incentivo para eles, é o reconhecimento do que as escolas tem feito e para nós foi um grande orgulho ter aqui a presença do Mantorras. Temos perto de 300 crianças nos vários escalões, que vai desde os 3 anos de idade até aos 16. A escola começou em 2008 e temos tido um crescimento progressivo. Este ano, talvez devido à crise, não perdemos meninos mas também não houve um grande crescimento, houve sim uma forte retenção. É sinal que as pessoas estão satisfeitas com a Escola. Temos mantido os nossos padrões de qualidade aliada à estrutura e metodologia do Sport Lisboa e Benfica. Toda a equipa técnica é licenciada ou mestrada em educação física, temos cuidado em termos de pedagogia e temos tido reconhecimento por parte dos encarregados de educação e dos atletas. A qualidade tem vindo a aumentar e é sinal que estão a adquirir as competências que estamos a transmitir. As nossas equipas conseguem cada vez melhores resultados.”

Pedro Mantorras, enquanto embaixador do Clube continuará a marcar presença pelas várias Escolas Geração Benfica do País, mas para um atleta que jogou tantos anos futebol ter de parar de competir foi complicado. “É difícil porque vivemos outra realidade das coisas, mas vamos começando a aprender com pessoas mais experientes da direcção do Benfica. É bom.” O angolano, tem um filho a jogar num clube do seu País Natal e outro no Benfica. E será que gostaria de ter um sucessor? “Primeiro quero formar os meus filhos como homens, depois vamos ver se dão para jogar ou não futebol. Gostava de ter um sucessor, todo o pai gostaria, mas não passo isso para os meus filhos. Primeiro é o estudo, as coisas essenciais da vida para formar um grande homem. Se forem jogadores fico feliz, mas se não forem a vida continua e vamos dar oportunidade a outras crianças que tenham talento.”

O ex-goleador do Benfica, chegou acompanhado por Miguel Reis, Coordenador Nacional da Rede de Escolas, e Manuel Ribeiro, Assessor da SAD encarnada. Protagonizou um dos dias mais felizes dos jovens da Escola de Futebol Geração Benfica dos Olivais. Pedro Mantorras continua a ser a alegria do povo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close