Destaque

Fruta fresca no Monsanto

No dia 15 de Março é inaugurado um pomar e um novo miradouro no Parque Florestal do Monsanto, em Lisboa, dando assim início à primeira fase do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) que prevê a criação de um novo polo de interesse no Parque, florestando uma encosta ainda despida da serra, pertença da DGSP.

O projecto visa também o envolvimento na gestão agrícola da comunidade prisional em fase final de cumprimento de penas, que reúna as condições de segurança para poder trabalhar ao ar livre. Acredita-se que esta actividade permitirá criar, manter e desenvolver capacidades e competências facilitadoras de um retorno harmonioso e responsável à liberdade e à vida em sociedade, convertendo o tempo da pena num factor de formação e de criação de hábitos de trabalho.

A plantação das árvores de fruto será iniciada com a participação simbólica do vereador dos Espaços Verdes da CML, José Sá Fernandes e do sub-director Geral dos Serviços Prisionais, Francisco Navalho. O pomar terá 656 árvores entre limoeiros, tangerineiras, macieiras, figueiras, pessegueiros, pereiras, e outras. Nesta fase serão plantadas 285 árvores de fruto, deixando para o Outono as restantes 371. Numa segunda fase, com início ainda em 2021, o projecto envolverá a reabilitação de um olival e de um amendoal já existente.

A primeira fase terá também uma área para cultivo hortícola, havendo disponibilização de parte dos cerca de 10.000m2 para talhões a atribuir à população, no que será o primeiro parque hortícola municipal no Parque Florestal de Monsanto.

Parte dos produtos deste novo pomar, implantado em socalcos e protegido por um perímetro de vedação, serão vendidos. A parte restante será doada.

Nestes terrenos, o acordo entre a CML e a DGSP garante o acesso de visitantes a um novo miradouro com vista sobre o pomar e a cidade.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close