CulturaDestaque

Festival Mental 2020

O Festival Mental regressa a Lisboa e decorre de 30 de Setembro até 09 de Outubro. Um festival português de cinema e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. 

A programação de 2020 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas (M-talks). Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.

O Festival Mental tem já um largo historial de várias edições em que o principal objetivo sempre foi o de promover a visibilidade da saúde mental junto do público em geral. Em 2020 esta necessidade torna-se ainda mais urgente de garantir, tal como a acessibilidade à cultura. Sobre isto, Ana Pinto Coelho – organizadora do Mental -, diz que esta “quarta edição é também a nossa estreia no Cinema S. Jorge. Sala emblemática dos Festivais de Cinema”.

A 4.ª edição inicia com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate “Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de Setembro e conta com um painel de convidados na área da comunicação e jornalismo.

É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente.

As M-Talks – painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projecção de uma longa-metragem – voltam a ser das acções com maior destaque na programação do Festival Mental.

Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e eco-ansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático (uma infeliz urgência num ano de pandemia e totalmente atípico). De resto, as M-Talks foram também uma resposta do Festival Mental logo em Março, com o projecto digital autónomo M-Talks 4 All com conversas diárias (dias úteis) sobre saúde mental durante os períodos de confinamento e desconfinamento.

Volta também o M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, um conjunto de 19 filmes selecionados através da Open Call 2020 e que, mesmo originários dos quatros cantos do mundo (filmes dos EUA a Portugal, Argélia, Japão e Austrália), comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental. A selecção completa do M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens pode ser consultada aqui.

Ainda nesta edição haverá outras artes e iniciativas presentes no Festival Mental.

Consulte a programação completa AQUI.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close