Reportagem

Festas de Lisboa 2024

Junho está a chegar e traz com ele as festas de Lisboa.

Para além da tradicional noite de Santo António, com as marchas e bailaricos, há um vasto programa que anima a cidade durante todo o mês e está carregado de opções para todos os gostos. Deixamos-lhe algumas sugestões.

Vamos começar pelos arraiais. Olhe, desde Alcântara com o arraial da Academia de Santo Amaro, até ao Parque das Nações com o arraial dos Navegantes, passando por Alfama e Mouraria onde há um em cada esquina, é só escolher. Em Carnide, quem nunca foi ao Largo do Coreto nos Santos Populares? Só de pensar cheira logo a sardinha assada!

Na Estrela, tem o famoso arraial d’Os Combatentes. Nos Olivais, destaca-se a ADCEO que por esses dias não tem mãos a medir no fogareiro. Na Penha de França, claro que é o Ginásio do Alto do Pina e em São Vicente, a Vila Berta e A Voz do Operário asseguram grande parte da animação popular. E o que dizer do grande arraial de Benfica? Se nunca foi, não deixe de experimentar! E os já famosos “Santos à Campolide” com o seu incomparável programa de concertos? E os “Santos em Santos”? Só visto!

E com os arraiais, muita música e animação ajudam ao negócio popular da comida servida à porta de casa, ajudando assim a economia familiar dos que vivem paredes meias com os locais de festa. Sardinhas no pão, chouriço assado, bifanas, caracóis, muita cerveja, vinho ou sangria e um caldinho verde para “acamar” são as estrelas do cardápio por estas noites de folia. A compor o cenário, qualquer bilha de cerveja serve de banco e as mesas improvisadas enfeitam-se de cadeirinhas de plástico que os clientes tentam equilibrar nas pedrinhas da calçada enquanto pedem um pratinho de moelas. Uma maravilha da cultura popular lisboeta.

Mas não é apenas de arraiais que as festas de Lisboa se compõem.

Exposições, concurso de tronos de Santo António, corridas, festas de casas regionais com mostra da cultura e costumes das respectivas terras, concertos, teatro, festas temáticas, cinema, encontros culturais e muita, muita música e gastronomia lisboeta fazem as delícias dos foliões desde 1 a 30 de Junho, dia em que os festejos se encerram com um grande concerto no Terreiro do Paço.

De Belém, onde o Jardim será palco das festas do Japão, do festival Bollywood Holi, do Thai Festival e do Mercado da Índia, até ao Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, onde poderá desfrutar de uma viagem musical pela Europa, há um extenso programa que não lhe vai dar descanso. Saiba mais no site da EGEAC – Cultura em Lisboa.

Depois desta data Lisboa entra em modo Verão mas os eventos culturais não findam. Saiba mais no site da EGEAC – Cultura em Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close