Reportagem

Férias dos pequenos lisboetas

Apesar deste segundo ano em pandemia, as crianças de Lisboa não deixaram de ter as suas férias de Verão. Do Parque das Nações a Belém, passando pela Estrela ou por Carnide, várias foram as freguesias da capital que levaram os pequenos alfacinhas a desfrutarem das habituais acções Praia/Campo. Fomos espreitar algumas. As fotos são das respectivas juntas de Freguesia.

Com as limitações impostas pela pandemia, as férias tiveram de ser adaptadas à realidade que se vive, os grupos de crianças são, por agora, mais divididos, há também o ritual do desinfectante ou do põe e tira da máscara, o que obriga a uma maior logística mas, com muito boa vontade, um trabalho organizado e o cumprimento das regras por parte de todos os intervenientes, foi possível proporcionar umas férias, talvez um pouco diferentes mas igualmente agradáveis às crianças e jovens de Lisboa.

Se algumas freguesias, muito poucas, optaram por adiar as idas à praia para os verões de um tempo menos exigente, a maioria conseguiu, cumprindo todas as normas de segurança levar os miúdos a banhos. As que preferiram ficar por terra, organizaram programas igualmente divertidos onde se inclui brincadeiras para todos os gostos.

A freguesia do Parque das Nações começou o seu programa no início de Julho e estendeu-o até finais de Agosto, entre passeios pela freguesia, pela cidade e pelo Tejo, houve de tudo um pouco, desde passeios de bicicleta a viagens de teleférico e, para os mais crescidos, há até um campo de férias um bocadinho fora do radar familiar mas com a devida protecção e vigilância dos atentos monitores. Não é o sonho de qualquer adolescente?

Já a freguesia de Alcântara contou com o precioso contributo dos clubes e colectividades da zona para proporcionar às suas camadas mais jovens actividades como o râguebi, o futebol, o andebol ou o remo, alguns dos desportos que também fizeram as delícias das crianças de Belém que, para além disso, este ano foram a banhos também em praias fluviais.

No “Areeiro em Férias” os pequenos fregueses inscritos tiveram direito a uma visita ao Badoca Safari Park e, entre outras actividades de um programa bastante diversificado, fizeram um passeio de barco no Sado para observarem os golfinhos e também foram conhecer os Burros do Magoito, no vizinho concelho de Sintra. Agora brincamos nós: Não haveria burros por mais perto? Achamos que sim… mas não são a mesma coisa!

Crescer em São Vicente em Férias e Férias Desportivas de Verão são os programas da freguesia para as suas crianças e jovens e para além das idas à praia e das muitas outras actividades que fazem as delícias destas faixas etárias, houve muito desporto à mistura.

O Parque José Gomes Ferreira foi o ponto de encontro de muitas das actividades proporcionadas pela Junta de Freguesia de Alvalade às suas crianças e não se pense que, por ficarem a maioria das vezes “em casa” não se divertiram… muito pelo contrário, por ali há excelentes condições para a prática de desporto e actividades ao ar livre, que é aquilo que por estes tempos oferece a todos a maior liberdade.

Por Benfica não se dispensou a praia, complementada com diversas outras iniciativas do agrado de todos e Santo António, a freguesia, entenda-se, levou os seus pequenos à Piscina da Praia das Maçãs, para além das manhãs de praia e, claro está, muita diversão nas tardes de aventura, como por exemplo aquela em que foram ao Jamor.

E sob o mote “Ambiente e Sustentabilidade” as crianças olivalenses terminaram mais umas férias inesquecíveis entre jogos, brincadeiras na horta e até acções de culinária divertida.

São assim as férias das crianças na cidade, felizes numa ida ao Jardim Zoológico proporcionado pela freguesia da Estrela ou pela da Misericórdia ou num mergulho oferecido por Campolide, certo é que as nossas crianças continuam com o privilégio de crescer em Lisboa de forma segura, saudável e divertida e, sobretudo, felizes. Para o ano haverá mais, com toda a certeza.

Seguem-se as férias dos seniores mas isso é conversa para o próximo mês!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close