Destaque

Plataforma de Apoio aos Refugiados em Lisboa

resized_refugiadosA Câmara Municipal de Lisboa entregou esta semana as chaves da nova Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

O equipamento, cedido pelo Município, situa-se no Bairro do Rego e vai servir de sede ao trabalho dos voluntários, que segundo o director da PAR já rondam os cinco mil.

A PAR tem como objectivo facilitar a integração dos refugiados, assegurando alojamento, alimentação, vestuário, acesso ao trabalho e ao serviço nacional de saúde, bem como à educação e à aprendizagem do língua portuguesa.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, descreveu deste modo a importância do novo espaço: “É nosso dever parar esta catástrofe humanitária que está hoje às portas da Europa. E é nosso dever porque tem a ver com aquilo que é mais profundo em nós, que é percebermos que aqueles que estão a sofrer, que estão a morrer, não são eles, não são outros, não são uma entidade abstracta, somos nós também. São seres humanos, são pais, são mães, são crianças. Aquilo que é essencial é salvar vidas humanas, recuperar a dignidade destas pessoas e ajudá-las no limite das nossas possibilidades à integração e à recuperação normal das suas vidas.”

Já Rui Marques, director da PAR, referiu que iniciativas como esta são “sinais muito importantes” e não deixou de registar que “Estamos num momento crítico, num momento de definição de identidade e de que civilização queremos ser. Se perante um ISIS [Estado Islâmico] que mata, queremos ser uma Europa que deixa morrer ou uma Europa que salva. Se somos ou não fiéis à nossa matriz civilizacional de berço dos direitos humanos, de promoção do diálogo, da capacidade de conviver a partir das nossas diferenças e fazer da Europa uma realidade cada vez mais forte e que faça sentido”.

A lista de entidades participantes na PAR não pára de crescer. Os primeiros refugiados devem chegar ao nosso país no final do mês de Outubro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close