CulturaLocal

Exposição prolongada no Museu Bordalo Pinheiro

resized_prolongamento luis filipeA exposição “Luís Filipe e A Farsa da Vida”, patente no Museu Bordalo Pinheiro, foi prolongada até ao dia 27 de Março.

Luís Filipe (1887 – 1949) foi um dos pioneiros do Modernismo em Portugal e a exposição acompanha o seu percurso artístico:

– os primeiros anos em Coimbra, com o despertar da sua consciência política e social, mas também com a representação de tipos sociais retirados da vida mundana. Foi neste período que publicou o jornal A Farça (1909-1910), um dos primeiros a publicar desenhos modernistas em Portugal, e que faz a ligação ao título desta exposição;

-os anos que se seguiram à implantação da República, com uma forte presença nos jornais com desenhos acentuadamente políticos, anticlericais e denunciadores de situações de injustiça social;

-por fim os desenhos da sua vida adulta, em Viana do Castelo, com caricaturas de figuras locais e representações da cor e movimento do folclore, sempre com um olhar humorístico.

A exposição apresenta também autocaricaturas e obras que outros artistas do grupo de Coimbra lhe dedicaram, como Cristiano Cruz e Almada Negreiros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close