Destaque

Exposição “O Mester da Paisagem” homenageia Gonçalo Ribeiro Teles

Gonçalo Ribeiro Teles, o decano da arquitetura paisagística em Portugal e o “pai do Plano Verde de Lisboa” foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, com a inauguração de uma exposição sobre a sua obra e carreira intitulada “O Mester da Paisagem”.

A mostra vai estar patente na renovada Casa dos 24 e Igreja de São José dos Carpinteiros (Rua de S. José, 64-100 / Rua da Fé, 98). A Casa dos 24 foi fundada em 1383 e foi a primeira assembleia municipal com poder deliberativo, onde tinham lugar dois representantes de cada uma das corporações ou ofícios da cidade.

Local histórico da cidade de Lisboa, a Igreja e a casa que lhe é adjacente, são propriedade da Irmandade de São José dos Carpinteiros. Ambas constituem um património valioso de Lisboa que durante anos esteve fechado ao público e que agora, após obras de reabilitação apoiadas pela CML, passam a poder ser visitadas por todos.

Gonçalo Ribeiro Teles, ele próprio membro da secular irmandade que corporizava e reunia tudo o que dizia respeito ao ofício (mester) de carpinteiro, é o “Mester da Paisagem” e o alvo desta homenagem que percorre a sua obra e mestria de pensar e trabalhar a paisagem.

A homenagem a Gonçalo Ribeiro Teles e a inauguração oficial da exposição decorreu no dia 26 de Junho com a presença do Presidente da República, Primeiro-Ministro, cardeal Patriarca de Lisboa e elementos da família do homenageado.

Foto CML

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close