Cultura

Exposição de Desenho de José Faria na Galeria Santa Maria Maior

FASCÍNIO DA LINHA | EXPOSIÇÃO DE DESENHO DE JOSÉ FARIA

A Galeria Santa Maria Maior apresenta a exposição FASCÍNIO DA LINHA, uma mostra de desenhos e gravuras do artista plástico e gravador José Faria que tem por base a edição do livro com o mesmo nome, uma edição do Centro Português de Serigrafia, tendo por base o canto IX de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, A Ilha dos Amores.

Com atelier sediado há muitos anos na freguesia de Santa Maria Maior, José Faria, mestre da ponta seca, professor de desenho, gravura e pintura, manuscreveu o poema com caligrafia de época e criou 12 gravuras que exploram as virtudes das técnicas da ponta seca e da água-forte, incluindo o frontispício e uma gravura solta, nas quais, segundo a linguista Isabel Hub Faria que prefacia o livro, o “artista fixa simultaneamente a aventura erótica fugaz e o carácter histórico da viagem, os seus heróis e as personagens fantásticas”. O resultado é um conjunto apurado e representativo da mestria de José Faria.

JOSÉ FARIA nasceu em 1940 e cedo se iniciou no desenho e na gravura, primeiro na Escola António Arroio, depois na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses “Gravura”, em Lisboa. Foi professor de desenho, de gravura e de pintura em diversas instituições e, ao longo da sua vida, criou e organizou várias oficinas-escola de gravura, de desenho e de pintura, nomeadamente em Málaga, em Tavira e em Lisboa. Com duas dezenas de exposições individuais e mais de quarenta coletivas, José Faria está representado em diversos museus na Europa e na América do Sul. Foram-lhe atribuídos diversos prémios, nacionais e internacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Carreira da CGP. Desde 2008, trabalha e ensina no Ponto de Luz Atelier, em Lisboa, onde expõe regularmente.

Fonte: Centro Português de Serigrafia, https://www.cps.pt/pt/artistas/jose-faria

 

FASCÍNIO DA LINHA

Galeria Santa Maria Maior > Rua da Madalena, 147

Inauguração: 11 de janeiro, 18h

Patente até 3 de Fevereiro, de Segunda-feira a Sábado, 15h-20h

Entrada livre.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close