CulturaDestaque

“Eu e o Museu”

resized_eu e o museu mnazO Museu Nacional do Azulejo inaugurou esta quinta-feira, dia 9 de Junho, uma exposição de trabalhos cerâmicos da autoria dos alunos da Escola António Arroio.

A exposição insere-se no âmbito do projecto “Eu e o Museu”, que resulta de uma parceria entre o Museu Nacional do Azulejo (MNAz) e a Escola Artística António Arroio, com o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França.

Os trabalhos expostos foram elaborados por um conjunto de 14 alunos de 11.º ano da Escola Artística António Arroio. Trabalhando para as disciplinas de Projecto e Tecnologias e Produção Artística – Cerâmica, os alunos “criaram as suas próprias interpretações partindo de peças expostas no museu”, conforme descreve o MNAz em comunicado.

“A partir desses olhares, a nossa visão desses objectos históricos pode ser enriquecida. O barro é, talvez, a primeira matéria que o Homem empregou para exprimir a sua sensibilidade artística e tem demonstrado ser suficientemente maleável para nos acompanhar, mesmo neste momento em que olhamos para fora do nosso planeta em busca de novos mundos. Ao longo da História e em diferentes civilizações, cada geração tem deixado na cerâmica a sua marca, os seus anseios e visões, desejos e frustrações. Com este projecto cumpre-se um propósito, um objectivo que moveu as instituições e todos os que nele participaram, a vontade de dar a conhecer a uma nova geração o gosto pelo trabalho em barro e, deste modo, ajudar a impulsionar uma renovação na criação cerâmica”, esclarece ainda o Museu.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo até ao dia 10 de Julho, das 10h às 18h, no Museu Nacional do Azulejo: Rua da Madre de Deus, 4 – 1900-312 Lisboa.

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close