Destaque

Está a chegar o Penha à Mesa

Moelas, pica-pau, caracóis…  a escolha é vasta! No total, são 82 os petiscos à escolha nos restaurantes da freguesia da Penha de França, em Lisboa. É o “Penha à Mesa”, uma iniciativa da Junta de Freguesia local que já vai na sua 2.ª edição e decorre entre 16 e 26 de Julho. São 11 dias de boa mesa!

Com o objectivo de dar a conhecer a diversidade gastronómica e cultural da freguesia, mas também de promover o comércio de proximidade, em especial o sector da restauração, muito significativo no tecido económico da freguesia e fortemente impactado pelas medidas de combate à Covid-19, a Junta de Freguesia da Penha de França convida a população lisboeta, e não só, a visitar este bairro histórico da cidade e a aproveitar para se deliciar com sabores tradicionais portugueses como as moelas, o pica-pau, os caracóis, a caracoleta assada, os peixinhos-da-horta, a saladinha de polvo, os camarões ao alhinho ou ao natural, mas também com especialidades de outras paragens como o torresmo com mandioca, o chatti pathiri (bolo salgado de panquecas), os pastéis chineses cozidos ao vapor, o carpaccio de bresaola (carne seca cortada fina e temperada), as chamuças indianas ou os pastéis de vegetais nepaleses, cozinhados pelos 42 restaurantes e snack-bares que aderiram à iniciativa e que mostra bem a diversidade cultural e gastronómica existente na Penha de França.

Além de saboreados, estes pratos podem, e devem, ser avaliados pelos clientes, que decidirão a “Escolha do Público” numa votação que decorre online.

Há também um júri, composto por três especialistas que irão decidir com base em critérios como o sabor, a qualidade da matéria-prima e da confecção, o aspecto ou a criatividade na execução do prato, para premiar os três melhores classificados.

Em 2019 venceu o Bacalhau à Brás. O conjunto das duas votações, dita o vencedor da edição de 2020.

Saiba tudo aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close