Cultura

“Esperança além do Horizonte. O Gringo” no Museu do Azulejo

No âmbito da programação do Dia Nacional dos Museus, o Museu Nacional do Azulejo inaugurou, no dia 18 de Maio, a exposição “Esperança além do horizonte”.

A mostra de fotografia digital impressa sobre azulejo parte de um projecto criativo do artista francês Bastien Tomasini (n. 1988), conhecido como “O Gringo”, que alia a fotografia à reinterpretação de dois ícones da tradição cultural portuguesa: o Azulejo e o Fado.

O processo de trabalho de “O Gringo” envolveu diversas fases, tendo-se iniciado com a selecção de peças do Museu Nacional do Azulejo, posteriormente fotografadas em detalhe. Em seguida, realizaram-se sessões de fotografia em estúdio com modelos, incluindo a participação de dois fadistas portugueses. Daqui resultou um conjunto de peças que pretendem contar uma história de amor, narrada sob o ponto de vista de uma mulher que vê o seu homem partir para o mar.

Ao usar o azulejo para contar uma história através de uma sequência de painéis, “O Gringo” está a dar continuidade a uma das principais funções da azulejaria portuguesa. Neste sentido, as suas obras não trazem apenas novidade e reinvenção para uma arte secular, mas incorporam uma tradição estabelecida, projetando-a no século XXI.

A exposição “Esperança além do Horizonte. O Gringo” está patente de 19 de Maio a 3 de Setembro no Museu Nacional do Azulejo, na Rua da Madre de Deus, n.º 4, de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 18h00, sendo a ultima entrada permitida às 17h30.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close