Destaque

150 monumentos de azul pelo aniversário da ONU

resized_ONUA Organização das Nações Unidas celebram hoje o seu 70.º aniversário. Para se associarem às comemorações, mais de 150 monumentos em vários países vão ser iluminados a azul!

Hoje, dia 24 de Outubro, assinala-se o 70.º aniversário da ONU. Para assinalar a efeméride, mais de 150 monumentos, museus, pontes e outros edifícios emblemáticos, em mais de 45 países de todo o mundo, vão ser iluminados a azul – a cor oficial da ONU.

Em Portugal, mais precisamente em Lisboa, será o edifício dos Paços do Concelho a iluminar-se de azul.

“Participar neste tipo de campanha permite que Lisboa e Portugal se associem a uma oportunidade única para mostrar o compromisso com os princípios da ONU de dignidade e prosperidade para todos. Estamos muito satisfeitos por demonstrar o nosso apoio à ONU através da iluminação a azul dos Paços do Concelho de Lisboa”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Em todo o mundo, eis alguns dos edifícios mais famosos que também aderem à iniciativa: a Ópera de Sydney (Austrália), as Grandes Pirâmides de Gizé (Egito), a estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil), o Empire State Building (Nova Iorque, EUA) o Museu Hermitage (Rússia), a antiga cidade de Petra (Jordânia), a Torre Inclinada de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo (Escócia), o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre Sky Tree (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.

Já a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, esteve esta noite iluminada a azul e voltará a estar quando anoitecer no continente americano, altura em que terá lugar um concerto especial do Dia da ONU.

“Estou muito grato aos Estado-Membros por terem mostrado tão grande entusiasmo com a comemoração dos 70 anos de trabalho da ONU em prol da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos”, declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao colorirmos o mundo a azul da ONU, por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor”, acrescentou.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close