Sociedade

Encerramento da Caixa Geral de Depósitos em Alfama

Face ao anunciado encerramento dos serviços da Caixa Geral de Depósitos no bairro de Alfama, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, endereçou ao Governo, na pessoa do Sr. Primeiro-Ministro, e ao Conselho de Administração da CGD, o manifesto do seu descontentamento, partilhado pelo Executivo e pela Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior.

Considerando a CGD como “a principal dependência bancária utilizada pelos moradores de Alfama e a única que lhes merece a confiança que (…) precisam de ter no banco ao qual confiam as suas poupanças”, a Junta de Freguesia defende os moradores do bairro:

“Às ameaças de gentrificação acelerada provocada pela especulação imobiliária (…) urge contrapor medidas que permitam conservar os moradores que ainda resistem e tornar mais atrativas as condições de vida em Alfama – e não o contrário.

(…) para uma população envelhecida, com óbvias dificuldades de mobilidade (…) não há serviços mínimos bancários sem uma agência de um banco que os preste. Esse deve ser também o papel do banco público e de todo o Estado: assegurar o acesso aos serviços essenciais por parte de todos os portugueses, sem exceção.

(…) seria de muito mau tom fazer sentir à população de Alfama que o bairro apenas interessava ao banco enquanto os turistas pululavam nas suas ruas e os investidores compravam avidamente os seus imóveis – e que, uma vez interrompido o afluxo de estrangeiros, os naturais não são dignos do interesse e da atenção do banco público.”

Assim, considera o Presidente desta Junta de Freguesia, Miguel Coelho, que o encerramento dos serviços da Caixa Geral de Depósitos em Alfama é um “enorme erro estratégico” revelador de “total falta de sensibilidade social e cultural”. A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está manifestamente contra a decisão anunciada pelo banco público com deveres acrescidos perante a população.

As comunicações remetidas às respetivas entidades podem ser consultadas, na íntegra, aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close