Destaque

Edição de Junho do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Junho do Jornal EXPRESSO do Oriente.

No mês de Junho, não podíamos começar de outra forma: com a grande vencedora do Concurso das Marchas Populares deste ano, uma honra que coube à Marcha do Alto do Pina! As Marchas são cor, são alegria, são ritmo, orgulho bairrista e peito para fora… trazemos-lhe tudo isto nas nossas páginas, para que recorde este grande espectáculo que já nos deixa saudades…

Abrimos esta edição com a EMEL a chegar a Benfica (havemos de voltar ao tema), um prémio para os azulejos de Lisboa e a crónica da Final das Olisipíadas, que registaram nada mais, nada menos que 17 mil inscrições!

Na página três, deitamos um olho à despedida de solteiros dos Casais de Santo António e aplaudimos o cartaz do “Ciclo de Grandes Concertos” do Casino Lisboa: Paulo Gonzo, Tiago Bettencourt, David Fonseca, HMB, Pedro Abrunhosa, Capitão Fausto, Miguel Araújo, Mariza… todos com entrada gratuita: imperdível!

Damos um salto aos Olivais, para congratular os Lisboa Devils pelo título de campeões nacionais na modalidade de futebol americano. Conversamos com os Devils sobre a época, sobre esta grande conquista e o futuro próximo da equipa.

Como está um dia bonito, porque não visitar o Zoo de Lisboa? No 135.º do equipamento, fomos ver rinocerontes, girafas, tigres-da-Sibéria e leões africanos, com muita vontade de aprender mais sobre a biodiversidade e um guia cheio de entusiasmo. Cabe tudo na nossa página cinco.

Seguimos até ao Espaço Multiusos da Penha de França, onde os alunos da Escola Artística António Arroio apresentaram um fanzine de BD sobre o estabelecimento. Tiramos o chapéu a estes talentosos artistas que ousaram sonhar, criar e expor-se ao público! Também na página seis, há boas notícias para os nossos amigos de quatro patas da União Zoófila. Ora espreite…

Chegamos às páginas sete, oito e nove e contamos-lhe tudo sobre as Marchas, que brilharam na noite mais longa da cidade de Lisboa. Recorde quem ganhou, quem perdeu, quem ficou a meio e aprecie os belíssimos figurinos que se apresentaram na Avenida a 12 de Junho.

Se ainda faltava inspiração a esta edição, nada como ler a grande reportagem que fazemos com António Oliveira, conhecido no mundo da capoeira como Mestre Brancão. Este lutador nato é surdo e tem dores crónicas, mas nada neste mundo é capaz de o parar! “A Capoeira é a minha vida”, para ler na página 10.

Ainda temos tempo para mais duas ou três paragens: em São Vicente há reforço da oferta de estacionamento na Calçada dos Barbadinhos; estivemos em mais uma edição da Marvila Run e no Festival Marvila Tejo, onde dançámos ao som da “Cabritinha” do Quim Barreiros e sentimos o soul e o gospel de Matay; e na Penha de França damos os parabéns a duas grandes Marchas – Alto do Pina e Penha de França, verificamos que já está cumprido um projecto vencedor do Orçamento Participativo local e recordamos um belo concerto na Praça Paiva Couceiro.

Aterramos nos Olivais, onde recuperamos uma reunião agitada em que quase só se discutiu o tema do estacionamento tarifado. Entre protestos, ânimos mais ou menos exaltados e argumentos esgrimidos de parte a parte, Fernando Medina e o vereador Miguel Gaspar dispuseram-se a reformular o zonamento aplicado, mas a entrada da EMEL nos Olivais é ponto assente.

Não fechamos o Jornal sem antecipar a grande festa que será a Feira da Luz, em Carnide. Jorge Palma, Cuca Roseta, ÁTOA, João Pedro Pais, Rouxinol Faduncho, Herman José, Ana Bacalhau… só bons motivos para visitar o certame, a partir do fim de Agosto!

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close