Destaque

Edição de Abril do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Abril do Jornal EXPRESSO do Oriente.

No mês em que se comemora o 45.º aniversário da Revolução dos Cravos, comece a folhear o nosso Jornal depois de ler um poema de Ary dos Santos, versos que também completam 45 anos por estas alturas.

A abrir, vemos que as freguesias lisboetas têm novas competências, que a Câmara de Lisboa está a estudar a hipótese de impor o limite de 50 km/h em algumas zonas da Segunda Circular e que o Casino Lisboa já entregou 580 milhões de euros ao Estado.

A pretexto da entrada em vigor dos novos passes, perguntámos às pessoas o que pensavam sobre o assunto. Espreite as suas respostas na página três, a mesma em que nos sentamos para escutar o Concerto de Primavera da Banda da SFUCO.

Dali ao Mercado da Encarnação Norte é um saltinho: com o chef Chakall, participámos num workshop sobre alimentação saudável, dirigido aos jovens participantes das Olisipíadas e às suas famílias.

E é já de barriga cheia que nos dispomos a percorrer outra freguesia de lés-a-lés, na companhia dos coordenadores do Movimento dos Vizinhos das Avenidas Novas: património, segurança, estacionamento e um fenómeno de “cervejódromo”, falamos de tudo com estes cidadãos que saíram do sofá e intervêm diariamente em prol da sua freguesia.

Na página seis, entregamos as chaves de 50 novas habitações municipais no Bairro da Boavista, em Benfica, acompanhados do presidente Fernando Medina, e avançamos que se encontram abertas as inscrições para duas provas de atletismo em Marvila: o Grande Prémio do GD Chelas (28 de Abril) e a Marvila Run 2019 (18 de Maio), organizada pela Junta de Freguesia de Marvila.

Com este aquecimento, já estamos preparados para a Gala de Boxe das Águias da Musgueira, onde trocamos algumas palavras com Carlos Morais, o homem-forte do boxe do clube.

Damos a tradicional volta pelas 24 freguesias da cidade e voltamos a centrar-nos no 25 de Abril, com uma tertúlia muito interessante na sede da AMBA – Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, em que se discutiu a Revolução e o Poder Local. Outro debate que nos encheu as medidas foi organizado pela Casa de Castro Daire e teve como assunto a problemática da violência doméstica. Vale a pena ler estas nossas reportagens na página dez!

Já se preparam os Arraiais de São Vicente, que trarão muita alegria e animação ao Largo da Graça, ao Miradouro Sophia de Mello Breyner e ao Largo de São Vicente, de 6 a 16 de Junho.

Na Penha de França, o nosso foco recai sobre um passeio que a Junta de Freguesia local organizou a Fátima, com seis autocarros cheios de seniores da Penha.

Também fizemos uma grande reportagem sobre um projecto que mostrou aos cegos a biodiversidade deste mundo, de uma forma muito especial, para ler com atenção na página doze.

A caminho do teatro amador no Parque das Nações, ainda vamos a tempo de lhe dar a conhecer muita coisa: a empresa responsável pelas bicicletas GIRA foi multada em quase 5 milhões de euros; as propostas do Orçamento Participativo estão a votos até ao final de Abril e o World Press Photo está de regresso. Mas temos mesmo de fechar, porque temos de ir experimentar a Melhor Patanisca e o Melhor Pastel de Nata de Lisboa, eleitos na 11.ª edição do festival Peixe em Lisboa!

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close