Destaque

Eco-Freguesias XXI

Teve lugar no passado dia 21 de Junho, no Teatro-Cine de Pombal, a entrega de galardões às EcoFreguesias XXI, um prémio que visa distinguir as freguesias mais sustentáveis do país.

Em Lisboa foram cinco as premiadas: Areeiro, Benfica, Campolide, Carnide e Estrela.

A atribuição da Bandeira Verde às Eco-Freguesias está dependente de um conjunto de dez indicadores, são eles: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos, Espaços Verdes e Equipamentos; Biodiversidade, Geodiversidade e Agricultura sustentável; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Desenvolvimento Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento; Visão do Desenvolvimento.

O Eco-Freguesias XXI é um projecto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Todas as freguesias que atingiram os objectivos mínimos estabelecidos pelo projecto, ou seja, um Índice Eco-Freguesias XXI igual ou superior a 50% foram reconhecidas como Eco-Freguesia XXI e receberam uma Bandeira Verde, como símbolo do caminho percorrido no sentido da sustentabilidade.

A freguesia do Areeiro, em Lisboa, foi uma das distinguidas com a categoria “prata” na edição 2020/2021, para esta autarquia local “a subida de categoria é prova do empenho da Junta de Freguesia na construção de um Areeiro cada vez mais sustentável, em que o Ambiente já não é apenas um conceito marginal, mas um elemento central no desenho e implementação das políticas públicas, pois ao proteger o Ambiente estamos também a proteger as Pessoas”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close