DossierReportagem

Lumiar festeja 750 anos

 resized_750 anos Lumiar (14)O 750.º aniversário da Freguesia do Lumiar foi festejado com pompa e circunstância, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

750 anos, 750 desejos. Os lumiarenses expressaram os seus votos, escrevendo-os em pequenos cartões, que depois ataram em balões e lançaram a um céu pintado com as mesmas cores: azul e branco.

A iniciativa pretendeu ser um momento inspirador para o Lumiar, visto que vai dar origem a um manifesto para a Freguesia com os desejos daqueles que a habitam. Sabemos de fonte segura que os desejos mais repetidos foram: a construção de uma piscina, a colocação de mesas, cadeiras e quiosque de apoio no jardim da Quinta de Nossa Senhora da Paz e o SCP campeão… Mas também se registaram pedidos bem originais: “Queremos um castelo!”, “uma piscina subaquática com golfinhos e dragões”, “uma praia em Telheiras”… haja imaginação!

O pátio interior da nova sede da Junta de Freguesia ficou repleto de gente que cantou os parabéns à mais antiga – e mais populosa – freguesia de Lisboa.

Mas o dia fez-se de muito mais do que cantar os parabéns e largar balões… Na cerimónia de comemoração, em que marcaram presença cinco antigos presidentes da Junta de Freguesia, o actual presidente Pedro Delgado Alves atribuiu as medalhas de honra do Lumiar a Jaime Gama, político; a Maria João Avillez, escritora e jornalista; e a Hilário da Conceição, ex-jogador de futebol.

Outro momento simbólico ocorreu quando Pedro Delgado Alves e Fernando Medina descerraram a placa que assinala a inauguração das novas instalações da Junta de Freguesia.

Uma recriação histórica evocou os primeiros tempos da Freguesia, a Banda Musical e Artística da Charneca emprestou o seu talento à festa e um grupo de crianças do Centro de Artes e Formação da autarquia, no Bairro da Cruz Vermelha, cantou uma música da moda para animar os presentes.

Depois de partido o bolo, que se transformou em centenas de deliciosos cupcakes, deu-se por encerrada a festa. Para a tarde ficou reservada uma sessão solene no Instituto do Cinema e do Audiovisual e uma cerimónia na Igreja de São João Baptista do Lumiar.

resized_Lumiar - Espaço Liminare (3)Liminare, o novo espaço cultural

O dia das comemorações dos 750 anos marcou a abertura da Galeria de Exposições Temporárias “Liminare”, que deve o nome à origem etimológica da palavra Lumiar.

Em declarações ao Jornal EXPRESSO do Oriente, Pedro Delgado Alves afirma que “A Galeria Liminare vem colmatar uma lacuna na oferta cultural da Freguesia do Lumiar, que não dispõe de um espaço adequado à realização de exposições temporárias, impedindo o território de acolher ofertas culturais e de promover os criadores locais. Para além de garantir uma oferta cultural de maior proximidade, orientada para a história da freguesia e da cidade e para as artes plásticas e visuais, esperamos que a Galeria possa ser também um novo pólo de dinamização dos artistas locais, aberto a jovens criadores e a todas as instituições do Lumiar”.

O autarca pôde guiar o presidente Fernando Medina pelo novo equipamento, mostrando-lhe as fotografias antigas de vários pontos geográficos da Freguesia.

“É, de facto, um dia muito especial para a Freguesia”, confessa Pedro Delgado Alves. “Não só não é todos os dias que se comemoram 750 anos de vida, como a efeméride acabou por confluir num momento de viragem para a Freguesia: com a inauguração da nova sede, de certa forma, concluímos o processo de reforma administrativa e de recepção das novas competências, podendo oferecer melhores condições de acessibilidade e conforto aos cidadãos no seu contacto com os serviços. Por outro lado, o dia 2 de Abril de 2016 será também o ponto de partida para um ano de comemorações em torno da programação cultural, construída com a participação dos residentes, dando a conhecer o património, colectividades e iniciativas em curso no Lumiar”.

Juntando os seus desejos aos dos fregueses, o autarca partilha-os com os nossos leitores: “Desejo que a Freguesia mantenha o seu papel marcante na vida da cidade, que consiga continuar a reforçar a qualidade dos serviços prestados e que passe este ano (e os próximos) a dar as boas vindas a cada vez mais visitantes”.

resized_750 anos Lumiar (24)Um bolo de aniversário muito especial

Um bolo de aniversário tem de ser especial… um bolo para uma festa de 750 anos, ainda mais! Com o objectivo de envolver a comunidade nas celebrações, a Junta de Freguesia promoveu um workshop no qual mais de 125 pessoas passaram a tarde a fazer o bolo que haveria de deliciar o público no dia seguinte…

A professora Mariana Pinto, da Escola Profissional Gustave Eiffel, orientou os voluntários que se prontificaram a ser pasteleiros por um dia, nomeadamente as crianças e jovens do Centro Social da Musgueira e das CAF’s, os jovens formandos da Crinabel, os idosos dos Centros de Dia e os fregueses que se inscreveram a título particular.

​Num ambiente de grande entusiasmo e entreajuda, o bolo foi construído em estrutura piramidal, composto por camadas de 400 cupcakes de bolo de cenoura cobertos de creme e um bolo de 4 Kg ao topo com o logotipo da Junta de Freguesia do Lumiar… Delicioso!

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close