Início » Educação, Local » Dia Internacional do Microorganismo no Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento assinala este domingo, dia 17 de Setembro, o Dia Internacional do Microrganismo.

Há um mundo invisível formado por uma multidão de microrganismos da qual dependemos, explica o Pavilhão do Conhecimento em comunicado. Para celebrar essa multidão de elementos invisíveis a olho nu, há um dia inteiro de programação à sua espera.

Das 11h às 19h decorrem actividades para todas as idades que convidam à exploração do mundo vivo microscópico. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia, a Ordem dos Biólogos a UNESCO e a Ciência Viva, este programa conta ainda com a parceria de vários institutos de investigação portugueses.

Cultivar microrganismos, perceber a que velocidade se multiplicam, conhecer os micróbios que alimentam tubarões e baleias, descobrir uma bactéria capaz de se adaptar às condições mais extremas do planeta, utilizar microrganismos para aumentar o valor nutritivos dos alimentos, perceber como os micróbios podem ajudar a limpar efluentes contaminados ou testar a sensibilidade de fungos e bactérias aos antibióticos são alguns dos desafios propostos.

Neste dia a Cozinha é um Laboratório é dedicada à gastronomia molecular e o menu inclui lollipops de fruta confeccionados com um gelificante produzido por bactérias. No Laboratório será testada a acção dos microrganismos em diferentes alimentos, enquanto os mais pequenos vestem a bata de um médico imunologista para descobrir para que servem as vacinas.

O dia 17 de Setembro foi instituído como o Dia Internacional do Microrganismo por corresponder à data, no ano de 1683, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo, pela primeira vez, um microrganismo: uma bactéria viva presente numa placa dentária. Leeuwenhoek construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios, aperfeiçoando as lentes do seu sistema óptico. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia.

Programa completo em www.pavconhecimento.pt

Uma resposta para “Dia Internacional do Microorganismo no Pavilhão do Conhecimento”