DesportoReportagem

Dia Europeu do Professor de Educação Física

Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020 recebeu no dia 26 de Setembro, as comemorações do Dia Europeu do Professor de Educação Física, promovidas pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) que reuniu a ‘nata’ do Desporto Nacional em torno da Educação Física, nomeadamente com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo; do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Sónia Paixão; do Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira; do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César Teixeira; do Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, entre outras entidades.

O Dia Europeu do Professor de Educação Física, que está integrado na Semana Europeia do Desporto 2020 – uma iniciativa europeia anual promovida em Portugal pelo IPDJ – foi comemorado com um conjunto de actividades físicas e desportivas, desenvolvidas especificamente por professores e profissionais de Educação Física e Desporto, e com um momento de reflexão conjunta e de justa homenagem a uma classe de profissionais que é um dos principais promotores e dinamizadores de grande parte do vasto programa realizado durante a Semana Europeia do Desporto em Portugal e na Europa.

As actividades deste Sábado, 26 de Setembro, cumpriram-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, contando com o apoio da autarquia local e da ACES Portugal, parceiro do CNAPEF.

Despois da realização da Assembleia Geral do CNAPEF, durante a manhã, seguiu-se ao início da tarde o momento forte do dia: a tradicional sessão “Não há Educação sem Educação Física”. Na cerimónia, foram homenageados professores e profissionais de todo o país, propostos por cada APEF, que os considerou uma referência da área.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – João Paulo Rebelo, afirmou que “Não há Educação Física sem Desporto. Todos entendemos que a educação é fundamental para a nossa sociedade e a Educação Física é igualmente fundamental. Nesse sentido, os Professores de Educação Física são essenciais e merecem este Dia Europeu dedicado a si. O Governo não podia deixar de se associar a estas celebrações e à CNAPEF para estas justas homenagens. Retomámos uma linha justa que foi o facto de a Educação Física voltar a contar para a média de acesso para o ensino superior, valorizando a disciplina e os professores. Temos vindo a fazer uma valorização do desporto escolar, que é essencial para que tenhamos os nossos jovens nas escolas a serem incutidos de hábitos de vida saudável.”

Esta sessão contou ainda com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais do CNAPEF, e a assinatura de um protocolo com a AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

A tertúlia sobre “Educação Física e o Desporto na Escola em tempos de Pandemia” encerrou o Dia Europeu do Professor de Educação Física, num momento de reflexão partilhada sobre a importância da Educação Física e do Desporto na escola, principalmente neste conturbado momento de pandemia, com a presença de vários congressistas.

Este Domingo, 27 de Setembro, o CNAPEF terminou oficialmente as comemorações, realizando a obrigação diária #BEACTIVE de exercícios físicos, que junta vários profissionais de Educação Física e jovens da população local, no Jardim da Música, em Odivelas, pelas 10h00.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close