Cultura

Dia Europeu das Fundações e Doadores no Museu do Oriente

O dia 1 de Outubro, Dia Europeu das Fundações e Doadores, é celebrado este ano, no Museu do Oriente, com entrada gratuita e visitas orientadas a recentes doações, expostas no novo núcleo do Sião e da Birmânia. Em destaque todo o mês de Outubro, este núcleo insere-se na reconfiguração do discurso museológico e museográfico da exposição permanente Presença Portuguesa na Ásia.

Em exposição, estão peças do Sião (nome oficial da Tailândia até 1939) que consistem em raros potes azuis e negros em grés vidrado, datadas do século XVI e oriundas da região de Sukhothai/Sawankhalok, que foram doadas pelo coleccionador Gonçalo Carrêlo, em 2022. Com excepção da China, Sukhothai foi considerado o maior produtor e exportador de cerâmicas do mundo, durante os séculos XIII a XVI, sobretudo para o Sudeste Asiático e Filipinas.

Da Birmânia (República da União de Myanmar), estão expostas caixas de oferendas e caixas de betel, com estrutura de madeira ou tiras de bambu enroladas, revestidas pela laca tradicional Yun De, um dos artesanatos mais famosos de Myanmar até aos dias de hoje. Este núcleo integra 3 peças doadas pela Jorge Welsh Works of Art.

Também a mais recém-inaugurada exposição Tesouros na Palma da Mão – O Coleccionismo de Frascos de Rapé, 240 exemplares dos séculos XVIII e XIX, apresenta peças doadas pelo coleccionador, diplomata e 7º presidente da Primeira República Portuguesa Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), ao Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), em depósito no Museu do Oriente.

O Museu do Oriente foi inaugurado pela Fundação Oriente, em 2008, no âmbito da sua missão de valorizar a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente. A Fundação Oriente celebra este ano o Dia Europeu das Fundações e Doadores, pondo em relevo a importância das doações na constituição das colecções do seu museu.

Dia Europeu das Fundações e Doadores

Entrada no Museu e visitas gratuitas ao núcleo do Sião e da Birmânia

1 de Outubro 2023, 10h00 às 18h00

Visita orientadas ao longo do dia

Participantes: Público em geral: máx. 25/visita [por ordem de chegada]

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close