CulturaDestaqueLocalNacional

Dia da Marinha do Tejo 2018

Este sábado, dia 23 de Junho, há Dia da Marinha do Tejo no Cais da Moita!

O Cais da Moita vai ser palco para a cerimónia do Dia da Marinha do Tejo, que começa pelas 10 horas deste sábado, dia 23 de Junho.

Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado da Defesa Nacional, do presidente da Câmara Municipal da Moita, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e do presidente da direcção da Associação Marinha do Tejo. Na cerimónia, será assinado o Livro de Registos da Marinha do Tejo pelos proprietários e arrais das embarcações da Marinha do Tejo.

À semelhança do que tem sido realidade nos últimos anos, as embarcações típicas do Tejo vão fazer-se ao rio, rumando em desfile até à Base Naval de Lisboa, no Alfeite. Segue-se uma visita à Base Naval, durante a tarde.

Esta é uma iniciativa anual que visa contribuir para a preservação do significado histórico-cultural da Marinha do Tejo e dinamização da sua acção.

A Marinha do Tejo é o nome pelo qual ficaram conhecidas as embarcações e a comunidade de marítimos das zonas ribeirinhas que tiveram um papel relevante na defesa do país, contribuindo de forma determinante para a protecção da cidade de Lisboa no início do século XIX, especialmente por ocasião da terceira invasão francesa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close