Destaque

Dia da Europa em discussão

 

P1070080Para assinalar o Dia da Europa, a Escola Secundário António Damásio, nos Olivais, realizou, esta manhã, uma palestra onde o conceito da cidadania europeia foi o tema central.

João Duque, economista e professor no ISEG, foi o moderador deste encontro, ao qual assistiram mais de uma centena de alunos dos cursos de economia e de comunicação desta instituição de ensino. O professor salientou a necessidade de se alterar o actual conceito de cidadania europeia e incentivou os jovens a serem inovadores nas suas propostas e a apostarem na mobilidade europeia como uma opção profissional futura.

“Os jovens devem circular dentro do espaço europeu e estar receptivos ao trabalho vindo de fora. A solução para a nossa situação económica passa por levarmos as nossas experiências para outros países e aceitarmos também, em Portugal, trabalhadores de outras nacionalidades que possam contribuir para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Para o director da escola, António Pinto da Cruz, o futuro passa pela mão destes jovens, tendo a escola um papel preponderante para lhes dar as bases necessárias para um futuro promissor. “Aquilo que somos hoje é influência da Europa. Esta existe para nos dar o melhor e é isso que, enquanto escola, também queremos fazer, ou seja, queremos continuar o legado europeu”, defendeu.

João Duque relembrou, ainda, aos alunos, que estes possuem os mesmos direitos que qualquer outro cidadão europeu, tendo apenas a vantagem de morarem em Lisboa, uma das melhores cidades da Europa.

No final, a mensagem principal a reter deste encontro é a de que os jovens são o futuro e devem lutar pelos seus objectivos, mostrando-se inovadores e empreendedores.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close