Destaque

Desfibrilhador na Freguesia de Santo António

Através de um protocolo celebrado com a Ordem dos Enfermeiros, a Freguesia de Santo António passa a ter um desfibrilhador automático (DAE) disponível.

Este equipamento fundamental para salvar a vida de vítimas em paragem cardio-respiratória passa a estar disponível na freguesia graças a uma parceria entre a Junta de Freguesia local e a Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros .

Conforme adianta a autarquia, no acordo bipartido fica expresso que cabe à Junta de Freguesia “assegurar todo e qualquer meio logístico para o bom funcionamento do referido equipamento”, que vai ficar localizado no n.º 59 da Rua Castilho, sede da SRSul. Cabe, por seu turno, a esta entidade “formar pessoas aptas a aplicar o SBV [suporte básico de vida] com DAE, nomeadamente trabalhadores de empresas no geral e os vários hotéis em particular, situados na mesma rua. O objetivo é que haja, nesta artéria, pessoas com competência, e disponíveis 24h para socorrer”.

Recordamos, portanto, que o cidadão comum, sem formação específica para o efeito, não está habilitado à utilização do DAE. No caso de se deparar com uma vítima em paragem cardio-respiratória, recomenda-se ligar para o 112, explicar detalhadamente a situação e obedecer às indicações do operador.

Segundo dados estatísticos avançados pela Junta de Freguesia de Santo António, são mais de 700 mil adultos que morrem anualmente na Europa vítimas de doença cardiovascular, 25 mil dos quais em Portugal, abrangendo todas as faixas etárias. “Actualmente, apenas 5% de vítimas de morte súbita sobrevivem em locais onde não existe um DAE. Pelo contrário, onde existem esses aparelhos, e se aplica o primeiro choque nos três minutos após o colapso cardíaco, a taxa de sobrevivência para fibrilhação ventricular por morte súbita é superior a 74%”, completa a autarquia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close