Local

Covid-19 vem alterar a recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Lisboa determinou a suspensão da recolha de recicláveis porta-a-porta, mantendo-se a recolha nos ecopontos. Também não há recolha de monos.

Em comunicado, o Município justifica as alterações na recolha de resíduos com o objectivo de garantir a protecção da saúde pública e dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos, mas acrescenta o propósito de controlar os factores de disseminação da doença e contágio por Covid-19.

As alterações são as seguintes, com efeitos imediatos:

  1. Está suspensa a recolha selectiva Porta-a-Porta de vidro em entidades comerciais;
  2. Está suspensa a recolha selectiva Porta-a-porta, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados três vezes por semana;
  3. Mantém-se a recolha selectiva nos Ecopontos de superfície e subterrâneos;
  4. Todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município (objectos volumosos/monstros; resíduos de construção e demolição, resíduos de jardins) encontram-se suspensos;
  5. Estão encerrados ao público os Parques de Apoio à Higiene Urbana (entrega de resíduos volumosos e/ou específicos);
  6. Mantém-se a recolha selectiva porta-a-porta de bio-resíduos (resíduos alimentares e similares) nas entidades comerciais e no projecto piloto doméstico na Alta de Lisboa.

A Câmara de Lisboa deixa ainda um apelo que considera “muito importante”:

“Para as famílias que tenham pessoas infectadas (ou com essa suspeita), os seus resíduos (independentemente do fluxo) devem ser todos colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2.º saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados. As máscaras e luvas também devem ser colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close