Reportagem

Correr para Sobreviver

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFundado a 2 de Novembro de 1972, o Ingleses Futebol Clube tornou-se numa associação de referência nos Olivais, onde são formados alguns dos melhores atletas do país. Américo Brito, Presidente, e Manuel Almeida, Tesoureiro, são os actuais dirigentes do clube que, com algum esforço, vão mantendo viva a tradição da colectividade na freguesia. Aqui os sócios pagam apenas um euro de mensalidade, sendo que as mulheres e reformados apenas pagam cinquenta cêntimos. Os atletas treinam de forma gratuita e é o clube quem procura financiar toda a actividade dos seus atletas. Uma prova de que só com dedicação e paixão é possível manter vivas as associações bairristas.

 

O Clube

O Ingleses Futebol Clube nasce tendo como principal objectivo a criação de uma equipa de futebol. Durante anos esta foi a sua principal modalidade, até que com a chegada da equipa à 1.ª divisão o clube deixou de ter recursos financeiros para conseguir suportar os gastos necessários. Em 2001/2002, a modalidade deixa de ter pés para andar, e dá por encerrada a sua actividade.

Nos 40 anos do clube, fizeram ainda parte da sua história a ginástica, o futebol de salão e o cicloturismo. As fracas possibilidades financeiras e a inexistência de pessoas disponíveis para se dedicarem ao projecto ditou o fim desta aposta, sendo o atletismo a única modalidade que tem resistido ao longo dos tempos. Actualmente a associação dedica-se única e exclusivamente a esta modalidade, onde treinam cerca de 30 atletas, de todas as idades.

O AtletismoOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Américo Brito concilia a função de presidente com a de treinador, desde 2008. A paixão pelo atletismo já vem de longe “quando viu Carlos Lopes vencer a medalha de prata nos Jogos Olimpicos de 1976” e o treinador confessa que se não fosse pela modalidade, não teria condições para manter o seu cargo. “Vivo 24h para o atletismo. Como presidente gostava de dar mais colaboração à direcção mas não consigo. Eu estou aqui porque a associação só tem atletismo, caso contrário era impossível”, confessa.

Américo, que foi campeão nacional em 800 metros pelo S. L. Benfica, em 1982, e campeão de juniores pelo Amora Futebol Clube, deixou a competição em 87, para dar lugar aos mais novos. A partir daqui começa a sua carreira como treinador, tendo passado por clubes como o Sport União Caparica ou o Skoda Maratona Clube. A sua vasta experiência levou-o aos Jogos Olímpicos de 2004 para acompanhar Alberto Chaiça, colocando-o na lista dos profissionais mais reconhecidos na área do atletismo. Este é, aliás, um dos motivos pelo qual é um exemplo para todos os atletas que fazem, actualmente, te dos Ingleses Futebol Clube.

Inscritos na Federação de Atletismo desde 1989, o clube tem cerca de 30 atletas com idades entre os 8 e os 68 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO gosto pela corrida e o facto de terem uma apetência fora do comum em termos de velocidade, são alguns dos motivos pelo qual estes atletas decidiram inscrever-se na modalidade. Nádia Sousa tem 13 anos e ingressou no clube há três anos, por incentivo da mãe e de uma professora de Educação Física. “Eu diferenciava-me dos meus colegas da escola por isso, depois de falar com a minha professora, a minha mãe decidiu inscrever-me no atletismo”, conta a jovem, que no seu currículo já soma vários prémios.

Diogo Duarte é um dos elementos mais antigos do grupo. O jovem ingressou na equipa a convite da filha de Américo Brito, que queria angariar novos atletas para o clube. Por ser o elemento mais antigo do clube e o mais responsável, foi escolhido para assumir o cargo de capitão da equipa. “Confesso que nunca dei muita atenção à modalidade, mas hoje sou completamente viciado. O sofrimento que nos causa é depois recompensado com os resultados e isso é uma grande motivação. Tenho consciência que não tenho condições para almejar grandes objectivos, mas dou sempre o meu melhor”, afirma.

O Parque do Vale Fundão é o local onde diariamente todos se reúnem para uma sessão de treinos, onde provas de sprints, resistência e algumas brincadeiras são as actividades preferidas destes jovens.

Actividades Sociais e CulturaisOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para além da vertente desportiva, a associação desenvolve, ainda, iniciativas de carácter social e cultural que pretendem disponibilizar aos seus sócios serviços de saúde e actividades de confraternização. “Temos a colaboração de um médico que está na nossa sede todas as quintas-feiras, das 17h30 às 20h, e que cobra o valor simbólico de um euro. Em vez de irem ao Posto Médico e estarem horas à espera, os nossos sócios podem realizar as suas consultas aqui no clube”.

Com portas abertas todo o ano, o Ingleses Futebol Clube é também um local de convívio onde os sócios podem reunir-se para jogar às cartas, dominó ou pôr, simplesmente, a conversa em dia. Durante o ano são, ainda, organizadas a Festa de Natal, os Arraiais Populares e o Grande Prémio de Atletismo Cândido Oliveira.

O clube que conta, actualmente, com 576 sócios está empenhado em manter-se vivo e procurar novos sócios que contribuam para as actividades da associação que conta já 40 anos de história. A direcção mantém a fé de ver o clube continuar a crescer e de ver regressar algumas das antigas modalidades. “Estamos a aguardar melhores dias porque pode aparecer um sócio com amor à associação e que se queira dedicar a novas modalidades, como o futebol”, conclui Manuel Almeida.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close