Sociedade

Espaço Júlia contra a violência doméstica

resized_espaço júliaJá foi inaugurado o Espaço Júlia, um espaço inovador de apoio às vítimas de violência doméstica.

O nome “Júlia” representa uma homenagem a uma idosa que vivia nesta mesma rua e que faleceu vítima de violência doméstica no dia 25 de Setembro de 2011, aos 77 anos.

Este equipamento resulta de uma parceria celebrada entre a Freguesia de Santo António, a Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar Lisboa Central. Nele será prestado apoio multidisciplinar às vítimas deste tipo de crime, funcionando 24h por dia.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes os ministros da Saúde, Paulo Macedo, e da Administração Interna, Anabela Rodrigues, bem como os representantes das restantes entidades envolvidas.

O atendimento especializado às vítimas será feito por técnicos de acção social com formação específica na área da violência doméstica, conjuntamente com agentes da PSP, nos três gabinetes do espaço (que também inclui uma divisão preparada para receber crianças).

De destacar que o Espaço Júlia – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) tem ainda uma entrada independente, que assegura a privacidade, o conforto e a segurança devidas às vítimas deste tipo de crime. O equipamento funciona na Rua Luciano Cordeiro, em instalações junto à entrada do Hospital Santo António dos Capuchos, que foram intervencionadas e adaptadas pela Freguesia de Santo António.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close