EducaçãoLocal

Prémio Nobel da Física no Pavilhão do Conhecimento

resized_nobel da fisicaEsta terça-feira, dia 6 de Setembro, o Prémio Nobel da Física em 2015, Arthur B. McDonald, estará no Pavilhão do Conhecimento!

O reputado físico visita o Pavilhão do Conhecimento para falar das suas experiências com detectores de neutrinos no fundo de uma mina que mudaram a nossa compreensão do mundo das partículas.

“A deeper understanding of the universe from 2 km underground” é o título da palestra, organizada em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física e com o LIP-Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, que participa nestas experiências desde 2005.

“Os neutrinos são partículas elementares produzidas no universo, por exemplo pela fusão nuclear no interior de estrelas, e na Terra pela interacção com os raios cósmicos na atmosfera terrestre ou em aceleradores de partículas e reactores nucleares. Muito difíceis de detectar, facilmente atravessam grandes extensões de rocha e por isso os detectores do Sudbury Neutrino Observatory (SNO) estão instalados a cerca de 2 km de profundidade”, explica o Pavilhão do Conhecimento.

“Estas experiências levaram à descoberta que os neutrinos têm massa, ao contrário do que que era previsto no Modelo Padrão da Física de Partículas, e valeram a Arthur B. McDonald o prémio da Academia Sueca, partilhado com o físico japonês Takaaki Kajita, do projecto SuperKamiokande. Esta descoberta levantou ainda questões importantes na fronteira entre a física de partículas e a cosmologia, que são objecto de uma nova geração de experiências”, completa o comunicado.

A palestra tem início pelas 18 horas desta terça-feira, dia 6 de Setembro!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close