DesportoDestaqueDossier

Corrida dos Ofícios em Alvalade

resized_corrida dos ofíciosNo próximo dia 18 de Setembro, a Avenida da Igreja vai fazer reviver a tradição: vem aí a Corrida dos Ofícios!

A Junta de Freguesia de Alvalade, o Centro Comercial de Alvalade e a Associação de Comerciantes de Alvalade, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a organização técnica da Xistarca, vão promover a Corrida dos Ofícios, no próximo dia 18 de Setembro, a partir das 10h, na Avenida da Igreja.

Conforme explica a autarquia local, “A Corrida dos Ofícios foi um dos eventos marcantes de Alvalade, que teve início nos anos 50 do século XX e decorreu durante largos anos. Como o próprio nome indica, a corrida era uma amostra das profissões mais tradicionais da altura, onde se incluíam ofícios já hoje extintos ou em vias de extinção – engraxadores, boletineiros, varinas, entre outros –, que competiam entre si, num percurso que tinha início no Largo Heitor Pinto e prolongava-se pela Avenida da Igreja. Uma corrida com história que, para além de valorizar as profissões da época, ainda dinamizava todo o bairro, deixando saudades e memórias em Alvalade.”

Este ano, a tradição está de regresso e conta com oito profissões distintas: Padeiro, Sapateiro, Cabeleireiro, Empregado de Mesa, Peixeira, Farmacêutico, Empregado de Balcão e Costureira.

Tal como manda a tradição, todos os participantes deverão fazer-se acompanhar de um objecto ou peça de vestuário identificativo da sua profissão, ficando ao critério e à criatividade de cada pessoa a escolha do mesmo.

O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Os interessados, com idade superior a 18 anos, poderão inscrever-se até ao dia 14 de Setembro, no site da Xistarca, em www.xistarca.pt/eventos/corrida-dos-oficios, no Balcão de Informações do Centro Comercial Alvalade e na Junta de Freguesia de Alvalade.

Ainda no âmbito do “renascimento” da tradição, o Centro Comercial Alvalade irá apresentar, de 1 a 30 de Setembro, uma exposição inédita de fotografias da Corrida dos Ofícios nos anos 50. A exposição estará patente no piso -1 do Centro.

Inscreva-se já, represente a sua profissão e ajude-nos a fazer renascer a tradição de Alvalade!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close