Destaque

Comemorações do 1.º de Dezembro

A Praça dos Restauradores voltou a ser o palco das comemorações da Restauração da Independência, que incluíram um grande desfile de bandas pela Avenida da Liberdade.

As comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP), encheram de música a Avenida da Liberdade e a Praça dos Restauradores, através de um desfile que reuniu quase 1900 músicos de 35 bandas filarmónicas representativas de todo o país. A representatividade incluiu até a vila de Olivença, situada em território espanhol mas cuja soberania é ainda hoje disputada, embora a querela esteja “adormecida”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumpriu a formalidade da deposição da coroa de flores junto do Monumento aos Restauradores, bem no centro da praça com o mesmo nome, cabendo à banda do Exército entoar o hino nacional, que foi cantado pelos alunos da Casa Pia.

Além do Chefe de Estado, participaram na sessão o vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, os chefes dos três ramos das Forças Armadas, o ministro da Defesa, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, os representantes da Soc. Histórica da Independência de Portugal e do Movimento 1.º de Dezembro e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Na tribuna estavam ainda numerosas individualidades representativas do poder local, do corpo diplomático, da antiga Casa Real e de outros organismos e sociedade civil.

De entre os discursos, salienta-se a angústia manifestada por Alarcão Troni, presidente da SHIP, quanto ao estado de degradação do Palácio da Independência, e as garantias dadas por Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, em como o concurso para a sua reabilitação será lançado já em 2019.

O desfile de bandas filarmónicas e agrupamentos, com mais de 1800 participantes, atraiu muitos curiosos (além dos familiares e amigos dos músicos), que encheram a Avenida da Liberdade, naquela que foi a sétima edição da iniciativa.

Ver mais

Artigos relacionados

Close