EducaçãoSociedade

Colégio Oriente completa 10 anos

Nascido em 2009, o Colégio Oriente, sediado no Parque das Nações, festejou no dia 11 de Setembro o seu 10.º aniversário, reunindo a comunidade escolar.

Chegámos antes da hora e testemunhámos um pouco do frenesim que se instala antes de qualquer momento festivo… O Colégio Oriente reuniu os alunos dos vários anos de escolaridade, professores, educadores e auxiliares, equipa directiva, encarregados de educação e convidou até as pessoas que estiveram ligadas à origem do equipamento: o arquitecto que assinou o projecto e os representantes das empresas que lhe deram origem. Só falta mencionar o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, que também fez questão de marcar presença.

O universo de 640 alunos nos dias de hoje contrasta com o panorama nos primeiros anos: as encarregadas de educação que tomaram a palavra no palco improvisado no recinto exterior do Colégio recordaram o dia em que foram inscrever os seus filhos, em 2009, num balcão instalado num contentor provisório. Ali encontraram uma solução de qualidade para os seus filhos, em alguns casos numa altura em que já estavam desesperadas depois de muita procura…

De resto, o Colégio que hoje tem oferta educativa até ao 3.º ciclo de ensino começou por receber apenas as crianças mais novas, para alargar depois a sua oferta com o passar dos anos.

Foi particularmente interessante ouvir os testemunhos de alunos que completaram 10 anos de ligação ao estabelecimento. Joana Batista, com 14 anos e a frequentar o 9.º ano, agradeceu a todos os professores que encontrou no seu caminho. Recordou o primeiro dia de aulas, dia em que estava entusiasmada e ansiosa: “Fiz uma birra enorme, fiquei sentada no chão e disse à minha avó que já não queria ir”, contou ao microfone. Só se acalmou quando a educadora lhe apresentou os novos amigos e lhe deu os miminhos de que precisava.

João Eloi, no 8.º ano e com 12 anos de idade, teve um primeiro dia de aulas ainda mais complicado: “O meu primeiro dia só durou meia hora, ninguém me conseguiu acalmar! As batas faziam-me lembrar o pijama do meu avô. Mas depois adaptei-me rapidamente e encontrei no Colégio Oriente uma segunda casa”.

Depois de entregues algumas lembranças aos convidados especiais, as turmas recolheram às suas salas ao som do hino dos Queen “We are the champions”, para um dia intenso de actividades comemorativas. Parabéns, Colégio Oriente!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close