Local

“Horizonte e Mar” vence Prémio Literário Agustina-Bessa Luís

 

Paula Cristina ganhou o Prémio Literário Agustina Bessa-LuísPaula Rodrigues é a vencedora do Prémio Literário Revelação Agustina-Bessa Luís, atribuído pela Estoril-Sol.

A professora do ensino Secundário, de 35 anos, venceu com o romance “Horizonte e Mar”, pela “abordagem etnográfica a que o romance procede, pouco presente no panorama da actual ficção portuguesa, expressa numa narrativa bem conduzida, cuja frase é, no geral, vertebrada, sendo sentimentalmente envolvente e susceptível de atravessar diversos patamares de leitura”.

“É, sem dúvida, um marco importante na minha vida. Talvez pelo facto de nunca ter ambicionado receber um prémio literário, foi com surpresa e emoção que recebi a notícia. Dado o seu valor institucional, começo já a sentir o peso da responsabilidade, mas, simultaneamente, sinto-me extremamente feliz e desejosa que este prémio me ajude a colocar as gentes de Matosinhos na “boca do mundo”. Além disso, constitui um forte incentivo para que eu possa dar continuidade ao meu percurso na escrita”, afirmou a vencedora da 6.ª edição do prémio.

O júri é composto por Vasco Graça Moura, que presidiu, Guilherme D`Oliveira Martins, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura; José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; e, ainda, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

O Prémio, no valor de 5 mil euros, foi instituído, pela primeira vez, em 2008, pela Estoril Sol, no quadro das comemorações do cinquentenário da Empresa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close