Reportagem

CERCI celebra o seu 40.º Aniversário

resized_CERCI 40 Anos (24)A CERCI festejou 40 anos de existência num jantar muito especial: não só reuniu a família e amigos da instituição como lançou oficialmente uma campanha de angariação de fundos muito importante!

O Convento do Beato foi o espaço escolhido para a cerimónia, à semelhança do que já tinha acontecido nas festas dos 20 e dos 30 anos.

Julieta Sanches, presidente da direcção da CERCI – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, resume a festa de forma simples: “Festejamos hoje 40 anos de vida, 40 anos ao serviço das pessoas com deficiência intelectual e com multideficiência, bem como das suas famílias, naturalmente. Foi um percurso que não foi fácil… ao longo destes 40 anos tivemos altos e baixos, caminhos difíceis de percorrer, mas estamos cá”.

resized_CERCI 40 Anos (30)Além da relevância das quatro décadas de história, a festa foi sobretudo importante por marcar o arranque de uma campanha de angariação de fundos: “Estamos a envelhecer, os nossos filhos também… Estão a precisar de respostas residenciais. A CERCI só tem uma residência para 20 pessoas e gostaríamos de alargar a oferta. Já temos um terreno cedido pela Câmara e agora há que preparar o projecto e lançar mãos à obra para que seja uma realidade”, explica Julieta Sanches.

Para o efeito, entrou em leilão no próprio dia uma camisola do Sport Lisboa e Benfica, assinada por todo o plantel e equipa técnica, através da plataforma online “eSolidar”. A camisola foi oferecida à CERCI pela Fundação Benfica, que se fez representar no evento pelas antigas glórias Carlos Mozer e António Veloso, acompanhados da ex-futsalista nacional Rita Martins.

Entre os convidados, destaque também para a Santa Casa da Misericórdia, para a Junta de Freguesia de Marvila, nas presenças do presidente Belarmino Silva e de membros do seu executivo, e ainda para um representante do gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

resized_CERCI 40 Anos (12)Muita música, dança e animação

O serão fez-se de vários espectáculos: o fado foi rei, através do quarteto “Vozes do Tempo”, mas também a dança contemporânea (Jazzy Dance Studios), particularmente no momento em que uma dançarina com síndrome de Down arrebatou o público com uma interpretação fantástica. Seguiram-se as actuações de Fernando Pereira e de Tiago Ribeiro, acompanhado pela dançarina Catarina Andrade.

Como não podia deixar de ser, cantaram-se os parabéns à CERCI, com a presença de três sócias fundadoras junto ao bolo de aniversário. As três veteranas, que há quatro décadas fizeram parte do grupo de pessoas que lançou as bases da instituição, foram agraciadas com um presente oferecido pela Junta de Freguesia de Marvila.

O ambiente familiar da noite foi espelho do espírito vivido dentro da instituição. A este propósito, a presidente da direcção não deixou de confessar: “Sinto-me muito gratificada em primeira mão porque os nossos clientes são felizes na CERCI, também tenho uma filha com deficiência que está lá desde criança e por conseguinte sei o quanto os nossos colaboradores são dedicados e como procuram melhorar a qualidade de vida dos nossos filhos”.

E ainda antes de a noite terminar, a própria presidente foi presenteada com duas surpresas: o SL Benfica ofereceu mais uma camisola autografada e o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, ofereceu uma camisola sua do Real Madrid para o mesmo efeito! Tudo em nome da causa social que a CERCI tão dedicadamente defende desde 1975.

Parabéns CERCI!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close