Local

Centros de Saúde de Lisboa passam a fechar para almoço

 

centrosaude280612O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou, esta Quarta-feira, que muitos dos centros de saúde de Lisboa vão passar a encerrar os seus serviços à hora de almoço.

Segundo um comunicado da SEP, até hoje os os enfermeiros assumiam a manutenção dos cuidados de saúde sem interrupção, correspondendo aos muitos utentes que aproveitam a hora de almoço para ir ao centro de saúde. A partir de agora, no entanto, a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARLVT) passa a obrigar estes profissionais a parar durante uma hora para almoçar. Assim, independentemente de as portas do centro de saúde estarem abertas, não há enfermeiros, nem funcionários.

Esta alteração prende-se com o fim da jornada contínua, de que os enfermeiros beneficiavam há 22 anos e que permitia que estes profissionais, dispondo de 30 minutos para a sua refeição, permanecessem contudo nos serviços, mantendo a sua disponibilidade para a prestação dos cuidados.

José Carlos Martins, dirigente do SEP, revela, porém, que a medida não é para todos os enfermeiros, apenas para aqueles a quem foram dadas orientações nesse sentido, o que significa que alguns agrupamentos de centros de saúde (ACES) inteiros ficam encerrados à hora de almoço e há outros casos em que não abrange todo o universo do ACES, encerrando apenas algumas unidades.

O SEP já fez saber que vai fazer uma greve no dia 15 de Outubro, das 8h às 12h, nas instituições de saúde de Lisboa, Santarém e Setúbal, contra a imposição de medidas pelo Governo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close