Sociedade
Celebrar Camões e o Dia de Portugal

A Câmara Municipal de Lisboa celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de Junho, no âmbito das comemorações municipais do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, com uma cerimónia de homenagem ao poeta maior da língua portuguesa e um concerto de fado.
A homenagem começou com o descerrar de uma placa evocativa na base do monumento ao poeta, na Praça Luís de Camões, onde se pode ler a frase do canto III d’Os Lusíadas “E tu, nobre Lisboa, que no mundo facilmente das outras és princesa”, numa cerimónia oficial que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Seguiu-se o espectáculo Tributo a Luís de Camões, no Miradouro de Santa Catarina. Tendo como pano de fundo o Rio Tejo, ouviu-se o fado na voz de Joana Almeida, acompanhada por Sebastião Pereira, Bernardo Saldanha e Francisco Gaspar. Inspirado num EP, onde a fadista portuguesa Amália Rodrigues deu voz a três poemas de Luís de Camões, musicados por Alain Oulman, este espectáculo, de entrada livre, apresentou fados compostos para a lírica do poeta à sombra do Adamastor.
Ao longos dos meses de Maio e Junho, foram várias as iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa para assinalar os quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões, tendo sido apresentado um programa que incluiu exposições, música, percursos e oficinas.