Nacional

Celebração dos 264 anos da Região Demarcada do Douro

A excelência dos vinhos do Porto e Douro foi celebrada na 7.ª edição do Port Wine day, evento promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago Russo, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e de inúmeros profissionais do setor vitivinícola.
As distinções “Douro + Sustentável”, deste ano, foram atribuídas a Tiago Alves de Sousa, enólogo da empresa Alves de Sousa, na categoria Enologia, à Quinta do Crasto, na categoria Viticultura, à Fladgate Partnership, na categoria Enoturismo, e a Bulas Cruz, na categoria Revelação.
O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago Russo, referiu que “a singularidade e a relevância da Região Demarcada do Douro tem importância reconhecida na agricultura, economia e história portuguesa, e que se deve ao sucesso da boa gestão, e à excelência da criação dos vinhos e capacidade de valorização e comercialização dos produtos…”.
Por sua vez, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salientou que “10% dos visitantes vem a Portugal para conhecer o enoturismo e a excelência do vinho português”, destacando ainda a importância do projeto que visa a especialização em enoturismo e em vinhos do Porto e do Douro, realizado em parceria com o IVDP, e que já formou 650 profissionais.
Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), salientou que “é encorajadora a resiliência que os números dos vinhos do Douro e do Porto nos evidenciam no mercado internacional. Esta comemoração pretendeu assinalar os que de forma mais marcante se distinguem. As Distinções Douro+Sustentável que atribuímos são igualmente exemplo da vitalidade do setor. Premeiam projetos ambiciosos e inovadores, não podendo deixar de destacar a energia, a vitalidade e o dinamismo com que todos, à sua dimensão, colocam ao serviço de uma região e do país, internacionalizando a marca Portugal…”.
O evento decorreu no Restaurante Antiqvvm, antigo Solar do Vinho do Porto, com uma ementa harmonizada com vinhos do Douro e do Porto, idealizada pelo Chef Vitor Matos, premiado com uma estrela Michelin.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, sendo um instituto público de natureza interprofissional. O IVDP, I. P., é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional com sede em Peso da Régua e dispõe ainda de um serviço desconcentrado, a delegação do Porto. O IVDP, I. P. tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close