Sociedade
Carnide inaugura Edifício da Saudade
Nasceu na freguesia de Carnide o primeiro espaço multi-religioso de Lisboa. Inaugurado no dia 4 de Abril, este edifício tem o objectivo de acolher os velórios das diversas religiões existentes na cidade.

Edifício da Saudade, assim se chama o espaço recentemente inaugurado no Cemitério de Carnide que vem dar resposta às necessidades das diversas religiões na hora da despedida dos seus entes queridos. Ali, todas as crenças encontram lugar para as cerimónias fúnebres.
Trata-se da primeira infraestrutura que recebe todos, de forma igualitária, sem colocar em questão o tipo de cerimónia escolhida e para isso, o Edifício da Saudade tem à disposição dos cidadãos a sala Saudade, uma sala de despedida com capacidade para 170 pessoas, duas salas de velório para 65 pessoas cada e outras duas, mais pequenas, para cerca de 35 pessoas. Há ainda uma sala de espera e duas salas de apoio, para descanso e recolhimento dos familiares.
O novo edifício integra também diversas câmaras de frio e um espaço de tanatopraxia para preparação dos corpos, para além de um forno crematório.
O edifício da Saudade já está em funcionamento e disponível para acolher com a devida dignidade todas as comunidades, respeitando assim as diversas expressões culturais e religiosas existentes em Lisboa.