DestaqueDossier

Tecnologia LED também nos candeeiros de Lisboa

resized_led semáforosA Câmara Municipal de Lisboa pretende estender a tecnologia LED aos 60 mil candeeiros da cidade, à semelhança do que fez com os semáforos de trânsito.

José Sá Fernandes, vereador com o pelouro da Energia da CML, faz depender essa intenção de financiamento comunitário. O vereador classifica a intervenção como um processo “um bocadinho mais complexo porque enquanto os semáforos estão ligados o dia inteiro e o modelo é quase sempre o mesmo, nos candeeiros há uma diversidade enorme de alturas, necessidades e intensidades de luz”. Acresce que no caso da iluminação pública o retorno do investimento não é tão rápido como nos semáforos, daí a necessidade de recurso a fundos europeus.

Recorde-se que a Câmara procedeu à substituição de mais de 20 mil lâmpadas em aproximadamente 8500 semáforos (de veículos e peões) por toda a cidade. O Município prevê uma poupança de 20% já na factura eléctrica de 2015 devido a estas alterações. A partir de 2017, uma despesa que representava mais de 1 milhão de euros reduzirá para 75 mil euros, somando-se outras vantagens, como menor manutenção e maior visibilidade.

Quanto às prioridades geográficas na substituição das lâmpadas de candeeiros, José Sá Fernandes mencionou Telheiras e as “grandes avenidas” como a Segunda Circular e a Avenida Marechal Gomes Costa, onde o investimento é recuperado em cerca de cinco anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close