CulturaDestaqueDossierLocalNacional

Convento da Graça já abriu ao público

A portaria, a sala do capítulo e o claustro do Convento da Graça foram abertos à população este sábado, dia 1 de Julho, após as obras de conservação e restauro de que foram alvo.

O público lisboeta e todos os visitantes podem a partir de agora visitar estes espaços, renovados depois de uma intervenção que custou cerca de 420 mil euros, realizada no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Fábrica Paroquial da Freguesia de Santo André-Graça e a Real Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça.

O Convento da Graça, classificado como monumento nacional, ganha assim “um novo percurso público”, com “valor patrimonial, arquitectónico e cultural”, conforme notou na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
Acompanharam o presidente na ocasião o Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, o pároco da Igreja da Graça, Cónego Jorge Dias, o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Francisco de Mendia, e o vereador José Sá Fernandes.
As obras incidiram sobretudo em reabilitação, limpeza, iluminação e arranjo do chão, do jardim interior e das várias salas, e da antiga Portaria/Capela, além de terem contemplado o restauro e conservação dos painéis de azulejo da Sala do Capítulo.

Os visitantes podem fazer um percurso que começa pelo Miradouro Sophia de Mello Breyner, junto à entrada da Igreja de Nossa Senhora da Graça; depois de ficarem a conhecer a “antiga Portaria/Capela”, encontram a “Sala do Capítulo/Refeitório”, onde até ao dia 1 de Outubro poderão visitar a exposição Corpus Cristi.

Trata-se de uma mostra com 1587 miniaturas, em barro não cozido, concebidas e moldadas à mão, entre 1944 e 1948, pelo empresário Diamantino Tojal, que retrata a procissão do Corpo de Deus como seria no século XVIII.

Seguem-se o jardim e o claustro e por fim a Portaria de acesso à Sacristia.

O percurso é de acesso livre e gratuito e pode ser visitado durante o horário de funcionamento do Convento das 9h às 18h).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close