EducaçãoSociedade

Câmara de Lisboa reforça financiamento das atividades de Escola a Tempo Inteiro

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou a transferência de 12 milhões de euros destinados a financiar as actividades de Escola a Tempo Inteiro dos alunos da Rede Escolar Pública de Lisboa nos próximos dois anos lectivos.

No último ano letivo beneficiaram das atividades de Escola a Tempo Inteiro cerca de 24500 crianças.

“Investir na Educação é a única forma segura e rigorosa de preparar o futuro. Com esta medida estamos a contribuir para esse desígnio, garantindo respostas de complemento curricular e de acompanhamento dos alunos das nossas escolas. Esta é mais uma resposta concreta às necessidades dos nossos munícipes, em particular das crianças e das suas famílias”, afirma o presidente da Autarquia, Carlos Moedas.

Sofia Athayde, vereadora da CML com o pelouro da Educação destaca a diligência realizada em tempo útil por forma a “dar às juntas de freguesia, às escolas e às entidades envolvidas, a segurança de contarem, a tempo e horas, com estas verbas”.

A aprovação foi decidida a tempo de permitir a distribuição das verbas antes do início do ano lectivo pelas Juntas de Freguesia de Lisboa para o cumprimento dos Contratos de Delegação de Competências, e as diversas entidades que realizam Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF).

As AAAF são uma resposta socioeducativa do Município, dirigida às Famílias de Lisboa, através da oferta de serviços de apoio e acompanhamento das crianças do pré-escolar durante os períodos em que não há actividade educativa. As CAF são uma resposta idêntica, mas destinada aos alunos do primeiro ciclo. Todas as escolas com primeiro ciclo e jardins-de-infância da rede pública da cidade têm, respetivamente, esta oferta.

Já as AEC são ofertas educativas diversificadas e gratuitas de cariz cultural e lúdico, com inscrição facultativa, de complemento ao currículo, adequadas aos tempos não lectivos do primeiro ciclo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close