DestaqueSociedade

Câmara de Lisboa estima redução de 50% das pessoas sem abrigo

A população sem-abrigo a pernoitar em Lisboa terá sofrido uma redução de 50% entre 2015 e 2017, segundo estimativas avançadas pelo vereador dos Direitos Civis, Manuel Grilo.

As afirmações do autarca que integrou o executivo municipal em substituição de Ricardo Robles foram feitas na noite do passado sábado, dia 5 de Janeiro, enquanto participava na visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às ruas da capital onde se encontram pessoas sem-abrigo.

O périplo percorreu ruas da Baixa de Lisboa, Santa Apolónia, Xabregas e Parque das Nações e envolveu, como tem sido hábito nestas iniciativas do Chefe de Estado, muitos momentos de diálogo com as pessoas visitadas.

Em declarações aos jornalistas, o vereador Manuel Grilo declarou que “Em termos numéricos, entre 2015 e o final de 2017, houve uma redução de 50% do número de pessoas em situação de sem-abrigo, a dormir efectivamente na rua”. Acrescentou em seguida que a Câmara Municipal de Lisboa se encontra a realizar uma nova contagem das pessoas sem-abrigo.

Além da abertura de centros de acolhimento, o autarca não exclui a possibilidade de abrir também algumas estações do Metropolitano e pavilhões com capacidade para acolher pessoas sem-abrigo, no âmbito do plano de contingência que faz face à descida acentuada das temperaturas mínimas.

Ver mais

Artigos relacionados

Close