Reportagem

Bronze Prata e Ouro convivem na Associação Tempo de Mudar

Dedicação, paixão e força de vontade são princípios que norteiam desde sempre João Pina, um dos atletas portugueses mais destacados na sua modalidade. Pratica judo e, aos 30 anos já perdeu a conta aos adversários que levou “ao tapete”.
O EXPRESSO do Oriente foi ao seu encontro na Associação Tempo de Mudar, no bairro de Chelas, onde dá aulas a crianças e jovens. É aí que preenche os períodos de tempo em que não está em competição, aproveitando a sua sabedoria para transmitir às camadas mais novas o gosto pelo desporto.
Incentivado pelos pais, na tentativa de controlarem o excesso de energia do pequeno, João Pina pisou pela primeira vez um tatame (colchão de judo) aos quatro anos, no Colégio Moderno, em Lisboa. A partir daí e até aos 14 anos praticou a modalidade de uma forma lúdica e, apesar de ter entrado em várias competições levou sempre “na desportiva” a sua participação. Até que foi convocado paraas Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia e aí tudo mudou de figura, a descontracção na prática da modalidade deu lugar a um saudável e estimulante nervosismo que o elevou a Campeão Nacional naquele ano.
Dois anos depois foi a vez da Selecção Nacional o chamar a participar em provas internacionais onde, nas palavras do próprio, começou “a ter um papel mais activo e a encarar os treinos de forma diferente e mais profissional”.
A sua entrega à modalidade fez com que em pouco tempo tivesse arrecadado o o estatuto de atleta de alta competição. Em 2000 participou no Campeonato da Europa de Juniores de Chipre onde conquistou uma medalha de prata, que foi juntando a muitas outras de bronze e várias de ouro que fazem parte da sua vasta colecção de vitórias desportivas internacionais. A mais recente conquista foi uma medalha de ouro, no Campeonato da Europa, realizado este ano, na Turquia. João Pina não esquece a primeira vez que participou nos Jogos Olímpicos, em Atenas. “Fiquei em 7.º, um lugar de honra apesar de na altura ter sentido que podia ter feito muito melhor, podia ter ido mais longe”.
Durante vários anos envergou o kimono do Clube de Judo da Universidade Lusófona, em 2009 vestiu as cores do Sport Lisboa e Benfica mas no ano seguinte trocou pelo Sporting, onde se mantém. “Um amigo meu convidou-me e como as coisas não estavam a correr bem no Benfica acabei por me mudar”. A sua determinação e força de vontade fizeram com que continuasse a lutar e nem as mazelas que foi sofrendo ao longo da sua carreira o fizeram desistir de conquistar os seus objectivos.

Tempos livres

Entre os campeonatos e as várias horas de treino e preparação para as competições, ainda consegue arranjar um espaço para dar aulas aos mais pequenos na Associação Tempo de Mudar, no bairro de Chelas, em Marvila. Para João Pina o Judo é benéfico para as
crianças, porque “para além da vertente técnica e táctica existe uma componente psicológica e de auto-disciplina. Estimula a responsabilidade, honestidade e o promove o autocontrole”. Para os mais pequenos, dos quatro aos 6 anos, as aulas são mais na base de “jogos e brincadeiras para eles começarem a ganhar o gosto pela modalidade, a partir daí os exercícios começam a ser mais sérios”. Confessa que já passaram pelo seu tatame diversas pequenas, mas encantadoras, diabruras “mas no final nota-se uma grande diferença no comportamento deles, vê-se que evoluíram imenso”.
Aos 30 anos, João Pina conquistou tantas medalhas que até já perdeu a conta, “as vitórias são boas mas não fico a pensar muito nelas, começo logo a preparar-me para os próximos campeonatos”. Neste momento, tem já na mira os Jogos Olímpicos de 2012.
Para os amantes da modalidade que aspiram ser atletas de alta competição, deixaum conselho “têm que encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, porque o judo exige muito de uma pessoa. É preciso definir muito bem as metas e trabalhar arduamente para conquistar os objectivos. Mas acima de tudo gostar do que se está a fazer”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close