Reportagem

Bandas de Garagem arrasam no Vale do Silêncio

resized_Bandas de Garagem - vencedores (1)Todas as grandes bandas têm de começar por algum lado… Quem sabe se os Rolling Stones do século XXI não acabaram de tocar nos Olivais?

O 1.º Concurso de Bandas de Garagem dos Olivais saldou-se por um enorme sucesso. Conforme explica Ana Crista, vogal da Cultura da Junta de Freguesia dos Olivais (JFO), a ideia surgiu porque “sempre tivemos uma grande tradição de bandas de garagem aqui nos Olivais, houve grandes nomes que surgiram de pequenas bandas de cá: os Poppers são o nome que nos vem primeiro à cabeça, mas muita gente não sabe que elementos dos UHF e dos Xutos e Pontapés começaram o seu percurso aqui nos Olivais”.

Com o objectivo de dar a oportunidade a quem está a começar e quer vingar no mundo da música, a autarquia promoveu o concurso, também para proporcionar uma oportunidade para o público, as agências e as editoras conhecerem as bandas participantes. “É um mundo que não é fácil e se não dermos a ajuda para darem esse passo, podemos estar a perder grandes artistas que acabam por tomar outros rumos. Quem sabe se não estão aqui os diamantes em bruto que vão dar origem a grandes bandas?”, sugere Ana Crista.

Das 10 bandas inscritas, a organização seleccionou cinco: Blend, Lazy Generation, Prisma, Som d’Alma e Witness My Fall. O júri do concerto, composto pela vogal da Cultura, por João Ceia, da editora Discos de Garagem e por Manuel João Vieira, dos Ena Pá 2000.

À conversa com João Ceia, percebemos o porquê da associação da editora Discos de Garagem ao evento: “a nossa política passa por editar bandas amadoras, as tais de garagem… Estando nos Olivais, seria um desastre não participar!”. Para este especialista na matéria, o concurso contou com uma excelente organização e ofereceu prémios muito aliciantes (um total de 1000€ para distribuir entre os três primeiros classificados). João Ceia também destaca a “qualidade bastante acima da média”, o que na sua opinião “revela que a música em Portugal tem um potencial incrível”.

Os Witness My Fall foram os vencedores do Concurso de Bandas de Garagem, ganhando a possibilidade de tocarem no evento Sons do Vale, também organizado pela JFO, e recebendo também a gravação de um EP e consequente publicação online e edição física em digipack (oferta da Discos de Garagem). As restantes quatro bandas receberam um prémio de participação: a gravação de uma música no estúdio da mesma editora.

Se não conhece nenhuma das bandas citadas, não se preocupe, porque é natural. Agora é que já não tem desculpa!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close